CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS COOPERATIVOS NA FORMAÇÃO DE VALORES COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Joyce Cristina Claro Menoti UNESP-FCT
  • José Milton de Lima

Palabras clave:

Educação Física, Jogos Cooperativos, cooperação, solidariedade e perseverança

Resumen

A pesquisa teve como objetivo estimular por meio dos Jogos Cooperativos a formação dos valores humanos cooperação, perseverança e solidariedade. Foi desenvolvida com uma sala de terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Presidente Prudente. A metodologia caracterizou-se como pesquisa-intervenção, com medidas quali-quantativas. Como instrumentos de análise foram aplicados dois questionários aos alunos que investigaram a sua representação a respeito dos valores trabalhados, o primeiro anterior às intervenções e o segundo ao término delas. Os resultados demonstraram que comparando as respostas dos dois questionários, as atividades de Jogos Cooperativos desenvolvidas com os alunos foram significativas, visto que, houve uma melhora qualitativa das atitudes comportamentais deles. Concluímos que estes jogos podem e devem ser utilizados como recurso pedagógico para contribuir no resgate e internalização de valores, visto que, são capazes de proporcionar diversas situações e conflitos, nos quais, podem ser trabalhos vários assuntos e valores humanos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Cómo citar

CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS COOPERATIVOS NA FORMAÇÃO DE VALORES COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2015). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 11(2), 74-91. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1184

Artículos similares

1-10 de 199

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a