CRIANÇAS QUE DÃO TAREFA À ESCOLA: NARRATIVAS INFANTIS DE PESSOAS LGBT SOBRE SUAS INFÂNCIAS E EDUCAÇÕES
Palavras-chave:
Crianças, Infâncias, LGBT, EscolaResumo
Essa pesquisa discute e defende a (r)existência de crianças e infâncias Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneras e Travestis (LGBT) no território escolar. As narrativas que aqui estudamos foram descobertas num processo de procura e análise de trabalhos de pós-graduações em educação que dedicaram-se em investigar experiências educacionais dessa população, não necessariamente em suas infâncias, essas por sua vez foram selecionadas e divididas por participantes das obras. Nosso objetivo é mapear e discutir o que tem sido produzido sobre a infância de pessoas LGBTs na escola, nesse campo teórico e profissional, na intenção de produzir curiosidades sobre a questão: o que e como narram as pessoas LGBTs sobre suas infâncias na escola? Nossa busca no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, nos permitiu reconhecer suas quantidades e qualidades entre período de publicação, regiões produzidas, universidades vinculadas, objetivo, caminhos metodológicos, referenciais teóricos e percentual das infâncias investigadas. Do que contam sobre suas infâncias na escola, percebemos suas experiências individuais e coletivas atreladas a gênero, sexualidade e outras marcas, em relações e afetos com adultos, familiares, professoras, crianças e revelam desejos, proibições, punições. Com suas criancices, manifestamos quais tarefas à escola suas vidas exigem, para uma educação como construção e prática de direitos humanos.
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