CRIANÇAS QUE DÃO TAREFA À ESCOLA: NARRATIVAS INFANTIS DE PESSOAS LGBT SOBRE SUAS INFÂNCIAS E EDUCAÇÕES

Autores

  • Guilherme Rafael Portela UEPG
  • Bettina Heerdt UEPG

Palavras-chave:

Crianças, Infâncias, LGBT, Escola

Resumo

Essa pesquisa discute e defende a (r)existência de crianças e infâncias Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneras e Travestis (LGBT) no território escolar. As narrativas que aqui estudamos foram descobertas num processo de procura e análise de trabalhos de pós-graduações em educação que dedicaram-se em investigar experiências educacionais dessa população, não necessariamente em suas infâncias, essas por sua vez foram selecionadas e divididas por participantes das obras. Nosso objetivo é mapear e discutir o que tem sido produzido sobre a infância de pessoas LGBTs na escola, nesse campo teórico e profissional, na intenção de produzir curiosidades sobre a questão: o que e como narram as pessoas LGBTs sobre suas infâncias na escola? Nossa busca no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, nos permitiu reconhecer suas quantidades e qualidades entre período de publicação, regiões produzidas, universidades vinculadas, objetivo, caminhos metodológicos, referenciais teóricos e percentual das infâncias investigadas. Do que contam sobre suas infâncias na escola, percebemos suas experiências individuais e coletivas atreladas a gênero, sexualidade e outras marcas, em relações e afetos com adultos, familiares, professoras, crianças e revelam desejos, proibições, punições. Com suas criancices, manifestamos quais tarefas à escola suas vidas exigem, para uma educação como construção e prática de direitos humanos.    

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Biografia do Autor

  • Bettina Heerdt, UEPG

    Cursei Graduação em Ciências Biológicas (2001), Pós-Graduação (especialização) em Ecologia (2003) ambos pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, mestrado em Educação (2009) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPECEM), da Universidade Estadual de Londrina-UEL. Hoje sou professora adjunta do departamento de Biologia na Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), atuo no curso de graduação em Ciências Biológicas licenciatura, na disciplina de estágio curricular supervisionado. Coordenei projetos ligados a formação docente como o PIBID - subprojetos Biologia e o Programa Residência Pedagógica - subprojetos interdisciplinar de Ciências. Fui coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica - UEPG. Sou docente do corpo permanente dos Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, ambos da UEPG. Sou docente do corpo permanente de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UNICENTRO. Oriento alunos/bolsistas: de Mestrado (PPGECEM - PPGE - PPGEN) e Doutorado (PPGE); Iniciação Científica (PIBIC) e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Sou líder do grupo de pesquisa COR(PO)DE: Comunidade Resistente de Pesquisas Outras Desobedientes em Educação e Ensino, Gênero, Sexualidade e relações étnico-raciais (CNPq). Meu olhar para as pesquisas está no âmbito do Ensino de Ciências e Educação a partir de diferentes referenciais teóricos feministas

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Publicado

2025-01-10

Edição

Seção

DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: VICISSITUDES DAS POLÍTICAS E REALIDADES CONTEMPORÂNEAS - EM EDIÇÃO

Como Citar

CRIANÇAS QUE DÃO TAREFA À ESCOLA: NARRATIVAS INFANTIS DE PESSOAS LGBT SOBRE SUAS INFÂNCIAS E EDUCAÇÕES. (2025). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-21, e244985. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4985

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