DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE DEFINIÇÃO DO SUJEITO GRAMATICAL UTILIZADAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Evandro de Melo Catelão UEM
  • Geiva Carolina Calsa UEM

Palabras clave:

estratégias cognitivas, análise sintática, procedimentos, ensino fundamental

Resumen

Este estudo investigou o desenvolvimento de procedimentos de definição do sujeito gramatical utilizados por alunos do ensino fundamental de escolas públicas de Maringá. Para a amostra foram escolhidos aleatoriamente 24 alunos – três meninos e três meninas de cada série investigada (2a, 4a, 6a e 8a séries). Aplicou-se uma prova de análise sintática envolvendo três tipos de sujeito - simples, composto e oculto - identificados pelos alunos em frases destacadas de textos literários. Após a identificação dos sujeitos solicitou-se descrição e justificativa das estratégias de resolução adotadas pelos alunos, bem como explicitação de seu conceito de sujeito da oração. A análise parcial dos dados permitiu a identificação dos componentes intuitivos e formais dos procedimentos de definição do sujeito, bem como a influência destes fatores sobre as estratégias utilizadas pelos alunos. Os resultados sugeriram a existência de três níveis de conhecimento procedimental e conceitual sobre o sujeito da oração nas séries estudadas: alunos de 4ª série apresentaram melhor desempenho que os de 2ª, enquanto os de 6ª e 8ª séries apresentaram desempenhos semelhantes entre si. Além disso, pôde-se determinar a dependência ou a independência dos procedimentos adotados em relação ao domínio do conceito de sujeito dos alunos investigados.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2005-05-13

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE DEFINIÇÃO DO SUJEITO GRAMATICAL UTILIZADAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2005). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 2(1), 85-94. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/198

Artículos similares

1-10 de 316

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>