PROFESSOR NA PEDAGOGIA HOSPITALAR: ATUAÇÃO E DESAFIOS
Palavras-chave:
Formação de Professor, Curso de Pedagogia, Pedagogia Hospitalar, Classe hospitalar, Desafios da docênciaResumo
O professor é um elemento fundamental na busca de qualidade do ensino, mas um profissional com formação qualificada e que compreenda criticamente seu papel no contexto educacional brasileiro, essencialmente na Pedagogia Hospitalar. Este texto visa refletir sobre o papel e desafios do professor para desenvolver uma ação docente qualificada na pedagogia hospitalar, principalmente na educação formal em classes hospitalares. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa bibliográfica e pesquisa documental em sites do MEC e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Verificamos que nas DCNs da Pedagogia (BRASIL, 2006) o curso formaria o pedagogo para atuação em espaços escolares e não escolares, entretanto prioriza a formação de professores para o espaço escolar, desconsiderando uma área da docência de extrema relevância que é a classe hospitalar. Constatamos alguns desafios da docência na Pedagogia hospitalar: direito negado, desvalorização da Pedagogia Hospitalar; relação com sofrimento e morte; relação pedagogo e família; ausência da estrutura física e de profissionais qualificados.Downloads
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Publicado
2015-06-25
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
PROFESSOR NA PEDAGOGIA HOSPITALAR: ATUAÇÃO E DESAFIOS. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 144–152, 2015. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1226. Acesso em: 19 abr. 2025.