DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE DEFINIÇÃO DO SUJEITO GRAMATICAL UTILIZADAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
estratégias cognitivas, análise sintática, procedimentos, ensino fundamentalResumo
Este estudo investigou o desenvolvimento de procedimentos de definição do sujeito gramatical utilizados por alunos do ensino fundamental de escolas públicas de Maringá. Para a amostra foram escolhidos aleatoriamente 24 alunos – três meninos e três meninas de cada série investigada (2a, 4a, 6a e 8a séries). Aplicou-se uma prova de análise sintática envolvendo três tipos de sujeito - simples, composto e oculto - identificados pelos alunos em frases destacadas de textos literários. Após a identificação dos sujeitos solicitou-se descrição e justificativa das estratégias de resolução adotadas pelos alunos, bem como explicitação de seu conceito de sujeito da oração. A análise parcial dos dados permitiu a identificação dos componentes intuitivos e formais dos procedimentos de definição do sujeito, bem como a influência destes fatores sobre as estratégias utilizadas pelos alunos. Os resultados sugeriram a existência de três níveis de conhecimento procedimental e conceitual sobre o sujeito da oração nas séries estudadas: alunos de 4ª série apresentaram melhor desempenho que os de 2ª, enquanto os de 6ª e 8ª séries apresentaram desempenhos semelhantes entre si. Além disso, pôde-se determinar a dependência ou a independência dos procedimentos adotados em relação ao domínio do conceito de sujeito dos alunos investigados.Downloads
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Publicado
2005-05-13
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE DEFINIÇÃO DO SUJEITO GRAMATICAL UTILIZADAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2005). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 2(1), 85-94. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/198