CINEMA, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: POSSIBILIDADES E DESENVOLVIMENTO DA CONSCIENTIZAÇÃO DE MUNDO NA PERSPECTIVA FREIREANA

Autores/as

  • Maurício Fonseca Pontes
  • Tatiana Pinheiro de Assis Pontes

Palabras clave:

Conscientização. Arte e cultura. Formação estética e ética. Cinema. Formação docente

Resumen

Este texto propõe o debate sobre a relação entre a educação pela arte e cultura e a formação estética e ética de professores, compreendendo que a sensibilidade do ser humano, potencializada nesse processo, resulta em efeitos substantivos no campo da educação libertadora, que conduz à conscientização do ser humano. Entre os recursos a serem incorporados nesse processo, destacamos o cinema como instrumento de efetivação da educação pela arte e cultura, pois, esse favorece o (auto) conhecimento dos sentimentos e permite a reflexão crítica sobre a realidade. Portanto, o objetivo central exposto consiste em desenvolver um debate sobre a relação entre o uso do cinema e o desenvolvimento da conscientização na formação docente. Defendemos que nessa direção, a formação docente pode contribuir para superar as formas de inculcação de ideologias desumanizantes e conduzir ao desenvolvimento da democracia na e pela a educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pautada na abordagem qualitativa dos dados.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2018-07-13

Cómo citar

CINEMA, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: POSSIBILIDADES E DESENVOLVIMENTO DA CONSCIENTIZAÇÃO DE MUNDO NA PERSPECTIVA FREIREANA. (2018). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 15(1), 40-46. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2387

Artículos similares

1-10 de 308

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.