O ENSINO DE ARTE E AS HIBRIDIZAÇÕES CULTURAIS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA DO SÉCULO XXI
Palavras-chave:
ensino de arte, docência, hibridação culturalResumo
Este trabalho tem sua origem na pesquisa de mestrado em educação, que trata do ensino de arte e as hibridizações culturais. Seu objetivo é investigar a presença da hibridização cultural nas propostas educativas pós-modernas para o ensino de arte, a partir das discussões curriculares surgidas a partir da década de 1980, e mais especificamente problematizar o conceito de hibridismo cultural e possíveis efeitos na prática docente, no ensino de arte. Tratando-se de um estudo exploratório, descritivo e analítico escolhemos a pesquisa qualitativa como abordagem e o instrumental metodológico da pesquisa bibliográfica. Esperamos com este estudo contribuir para a pesquisa acadêmica sobre o ensino de arte e para a compreensão da hibridização cultural neste ensino, como uma construção histórica e social, dinâmica na qual a escola está inserida. Não há como refletir sobre cultura, principalmente, em se tratando de projetos educacionais, sem encarar as desigualdades e as multiplicidades do nosso tempo.Downloads
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Publicado
2015-06-25
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
O ENSINO DE ARTE E AS HIBRIDIZAÇÕES CULTURAIS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA DO SÉCULO XXI. (2015). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 12(2), 110-118. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1232