O ENSINO DE ARTE E AS HIBRIDIZAÇÕES CULTURAIS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA DO SÉCULO XXI

Autores/as

  • Maria Brígida Valentin Portela Universidade do Oeste Paulista- UNOESTE
  • Genivaldo de Souza Santos

Palabras clave:

ensino de arte, docência, hibridação cultural

Resumen

Este trabalho tem sua origem na pesquisa de mestrado em educação, que trata do ensino de arte e as hibridizações culturais. Seu objetivo é investigar a presença da hibridização cultural nas propostas educativas pós-modernas para o ensino de arte, a partir das discussões curriculares surgidas a partir da década de 1980, e mais especificamente problematizar o conceito de hibridismo cultural e possíveis efeitos na prática docente, no ensino de arte. Tratando-se de um estudo exploratório, descritivo e analítico escolhemos a pesquisa qualitativa como abordagem e o instrumental metodológico da pesquisa bibliográfica. Esperamos com este estudo contribuir para a pesquisa acadêmica sobre o ensino de arte e para a compreensão da hibridização cultural neste ensino, como uma construção histórica e social, dinâmica na qual a escola está inserida. Não há como refletir sobre cultura, principalmente, em se tratando de projetos educacionais, sem encarar as desigualdades e as multiplicidades do nosso tempo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2015-06-25

Cómo citar

O ENSINO DE ARTE E AS HIBRIDIZAÇÕES CULTURAIS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA DO SÉCULO XXI. (2015). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 12(2), 110-118. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1232

Artículos similares

1-10 de 549

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.