O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

Autores/as

  • Mayara Aparecida
  • Augusta Boa Sorte Oliveira Klebis UNOESTE
  • Raimunda Abou Gebran UNOESTE

Palabras clave:

Formação de Professores. Identidade Docente. Representações Sociais. Formação Inicial

Resumen

O presente artigo se constitui parte de uma pesquisa intitulada “Ser professor no século XXI: as representações sociais de alunos ingressantes e concluintes de um curso de pedagogia”, com apoio do PIBIC/CNPq/UNOESTE. Trata-se, nessa primeira fase, de uma pesquisa bibliográfica que se propõe trazer para o debate o papel das representações sociais na construção da identidade docente e de como a formação inicial pode contribuir nesse processo. Faz-se necessário discutir a influência das representações sociais no processo de construção da identidade docente, devido ao papel que estas exercem na orientação de condutas e de práticas sociais. Ademais, o estudo das representações sociais pode ser um caminho promissor para atingir os propósitos educacionais. Pretende-se assim, ressaltar a importância da formação inicial para a construção da identidade e profissionalidade docente, de modo a possibilitar um diálogo permanente com a realidade do espaço escolar, em especial da escola básica pública.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2017-08-14

Cómo citar

O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 86–96, 2017. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1924. Acesso em: 11 may. 2025.

Artículos similares

1-10 de 599

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>