O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

Autores

  • Mayara Aparecida
  • Augusta Boa Sorte Oliveira Klebis UNOESTE
  • Raimunda Abou Gebran UNOESTE

Palavras-chave:

Formação de Professores. Identidade Docente. Representações Sociais. Formação Inicial

Resumo

O presente artigo se constitui parte de uma pesquisa intitulada “Ser professor no século XXI: as representações sociais de alunos ingressantes e concluintes de um curso de pedagogia”, com apoio do PIBIC/CNPq/UNOESTE. Trata-se, nessa primeira fase, de uma pesquisa bibliográfica que se propõe trazer para o debate o papel das representações sociais na construção da identidade docente e de como a formação inicial pode contribuir nesse processo. Faz-se necessário discutir a influência das representações sociais no processo de construção da identidade docente, devido ao papel que estas exercem na orientação de condutas e de práticas sociais. Ademais, o estudo das representações sociais pode ser um caminho promissor para atingir os propósitos educacionais. Pretende-se assim, ressaltar a importância da formação inicial para a construção da identidade e profissionalidade docente, de modo a possibilitar um diálogo permanente com a realidade do espaço escolar, em especial da escola básica pública.

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Publicado

2017-08-14

Como Citar

O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE. (2017). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14(1), 86-96. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1924

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