TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E/COM HIPERATIVIDADE: A IDENTIFICAÇÃO DE HIPÓTESES DIAGNÓSTICAS NA PRÁTICA ESCOLAR
Palavras-chave:
TDAH, psicologia , EducaçãoResumo
Pesquisa, com objetivo principal mapear os critérios para hipóteses diagnósticas de TDAH, na prática escolar, pela experiência do (as) Pedagogo/Psicopedagogo/Psicócologo (as), na cidade de Londrina-PR, discute e compara os dados ao modelo de diagnóstico e tratamento institucionalizado, além de compreender os aspectos sociais dessa psicopatologia. Participaram da pesquisa 13 profissionais, responsáveis em sua atuação por aproximadamente 1000 alunos, da rede pública de ensino, e 79 pacientes. O método utiliza o tipo descritivo com delineamentos de levantamento e correlacional, e tratamento de dados qualitativos a partir do método de análise de conteúdo, teve como instrumentos questionário e entrevistas. Essas respostas foram quantificadas e comparadas aos dados apresentados pelos órgãos oficiais, com suas respectivas normas jurídicas, e apresentaram resultados muito próximos aos questionamentos teóricos sobre o diagnóstico de TDAH, além de apresentar baixo interesse em participação das instituições, participação insuficiente dos responsáveis, falta de cumprimento dos critérios para a constatação da psicopatologia e a exclusão, por via de Resolução do Poder Público, da Psicanálise como possibilidade de avaliação psicológica ou tratamento não medicamentoso. Os dados empíricos, correlacionados aos dados quantitativos obtidos e aos critérios teóricos subjetivos apresentados pelo DSM-V TR, podem proporcionar uma nova perspectiva de atuação, aproximando a Psicologia do contexto diagnóstico, com ênfase na avaliação psicológica de base psicanalítica, delineada pela pesquisa.
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