A POTÊNCIA DA ANÁLISE FÍLMICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL: A EXPERIÊNCIA COM O FILME ZERO (2010

Autores

  • Keyla Andrea Santiago Oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Pollyanna Rosa Ribeiro Puc Goiás

Palavras-chave:

Educação; Cinema; Análise Fílmica; Formação Estética e Curta-Metragem

Resumo

A discussão sobre a dinâmica social que se instaurou na atualidade com ênfase na visibilidade em detrimento da palavra, demanda também outras perspectivas formativas e educacionais. Diante disso,  educar o olhar, apreciar e analisar as imagens, em especial, oriundas da linguagem audiovisual, torna-se fundamental. Este artigo indaga: como analisar as imagens em movimento? Como os dispositivos estéticos favorecem a formação do espectador? Como o cinema pode contribuir nesse processo formativo? A partir do convite literário de Eduardo Galeano, sugerimos a análise fílmica de curtas-metragens como uma via metodológica potente de sensibilização, atenção, criação, elaboração, produção coletiva e conhecimento. Galeano (2002); Bouilloud (2013); Aubert e Haroche (2013); Fresquet (2020), Vanoye e Goliot-Lété (1994); Elsaesser; Hagener  (2019); Adorno e Horkheimer (1985) são alguns dos autores que sustentaram o debate. O curta metragem Zero (2010) dirigido por Christopher Kezelos, tornou-se aqui um guia para a realização de uma análise fílmica formativa devido à fertilidade e diversidade temática da animação. Consideramos finalmente que compreender a relação cinema e educação, mais especificamente, a construção fílmica, os bastidores da produção cinematográfica, seus dispositivos estéticos, suas abordagens temáticas e seus eixos de interpretação, constituem a essência da análise fílmica como uma possibilidade de formação estética sensível e crítica no contexto educacional.

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Biografia do Autor

  • Keyla Andrea Santiago Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2003), Especialização em Docência Universitária pela Universidade Salgado de Oliveira (2004), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2007) e Doutorado em Educação pela UFG (2012). Está atualmente, ano de 2024, em processo de pós-doutoramento na UNB. É professora adjunta efetiva do quadro de docentes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando na graduação e pós graduação. Coordena o Grupo de estudos e pesquisa GECCAE, Grupo de estudos críticos sobre cultura, arte e educação, ligado a UEMS.

  • Pollyanna Rosa Ribeiro, Puc Goiás

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2002), especialização em Educação Infantil pela Universidade Federal de Goiás (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2008) e doutorado pela UFG. É professora efetiva da PUC GO e ministra as disciplinas voltadas para a Alfabetização, Ensino da Língua Portuguesa, Estágio Supervisionado na Educação Infantil, Didática, Educação e Tecnologia. Membro do Núcleo de Estudos em Violência, Infância, Diversidade e Arte (NEVIDA/UFG). Pesquisa formação de professores, arte, infância, aquisição da linguagem e letramento cinematográfico. Autora do livro "Projetos de Trabalho na Educação Infantil" e "Os vínculos entre os discursos universitário e pedagógico: a presentificação da tecnociência". Coordenadora do programa de extensão universitária Programa de Referência em Inclusão Social (PRIS - PUC Goiás, em parceria com a SME e ONG ASDOWN). Professora da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia e atua no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Alto da Glória. Assessora Pedagógica da Escola Interamérica.

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Publicado

2024-12-04

Como Citar

A POTÊNCIA DA ANÁLISE FÍLMICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL: A EXPERIÊNCIA COM O FILME ZERO (2010. (2024). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-18, e244950. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4950

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