AS SOFT SKILLS DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CATANDUVA ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Palavras-chave:
Competências; Soft-Skills; Estágio; Empregadores; Ensino Superior.Resumo
As mudanças no ambiente empresarial têm ocasionado diversas transformações que contribuem significativamente para o aumento da preocupação com a empregabilidade. Outra inquietação atual é verificar se os graduandos possuem as competências exigidas pelo mercado de trabalho. Dados revelam que empregadores acreditam que soft skills são mais importantes do que hard skills. Diante disto, o objetivo artigo foi identificar quais competências sociais o estágio supervisionado proporciona aos alunos da Faculdade de Tecnologia de Catanduva (FATEC). Para o desenvolvimento do estudo, o problema analisado foi: Quais competências sociais são desenvolvidas por meio do estágio? Quais os benefícios que o estágio supervisionado fornece aos acadêmicos e às organizações? A pesquisa foi descrita em função de sua natureza aplicada, com abordagem quanti-qualitativa, de objetivo descritivo e com um estudo de caso. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário semiestruturado. Este foi desenvolvido em duas etapas, sendo a parte teórica e uma de pesquisa de campo com 39 (50%) alunos-estagiários dos cursos de gestão empresarial, gestão da tecnologia da informação e automação industrial. Para a validação do instrumento foi utilizado o coeficiente alfa de Cronbach, com um valor obtido de 0,96. Como conclusão, foi constatado que os discentes da instituição detêm todas as competências analisadas, sendo algumas dessas, listadas como as mais buscadas pelos principais empregadores mundiais até o ano de 2025, por meio de informação divulgada pelo fórum econômico mundial. Ainda, os resultados obtidos revelam que as competências mais desenvolvidas pelos participantes são resolução de problemas e relacionamento interpessoal.