A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DO PROFESSOR PRESENTE NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE FORMAÇÃO INICIAL DAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS

Autores

  • Tais Andrade dos Santos Universidade Estadual Paulista/Doutoranda em Educação para a Ciência
  • Moacir Pereira de Souza Filho UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Palavras-chave:

Formação inicial, Racionalidade docente, Política Nacional de formação de professores

Resumo

Este texto tem como objetivo analisar os currículos de formação inicial de professores determinados pelas legislações oriundas do Conselho Nacional de Educação (CNE), tendo como recorte o currículo proposto para as licenciaturas referentes ao ato de lecionar nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, e almejando compreender os modelos de autonomia, por meio das terminações desses documentos.  Para tanto, os autores analisaram de forma qualitativa, utilizando-se como metodologia a análise do conteúdo nas seguintes categorias: carga horária, competências e habilidades descritas nos documentos. Dispondo como referencial teórico as ideias de Contreras para a delimitação das condições de autonomia, as análises apontam que as legislações rumam em busca de uma autonomia reflexiva, com um estreitamento da relação teoria e prática. Porém mesmo após esses anos, as mesmas contemplam uma formação voltada para os conhecimentos da educação básica de forma diretiva e não emancipatória.

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Biografia do Autor

  • Tais Andrade dos Santos, Universidade Estadual Paulista/Doutoranda em Educação para a Ciência

    Licenciada em Física pela Universidade Estadual Paulista-UNESP, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, São Paulo.

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Universidade Estadual Paulista-
    UNESP, Faculdade de Ciências, Bauru, São Paulo.

  • Moacir Pereira de Souza Filho, UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

    Possui graduação em Licenciatura em Física (2001) e Tecnologia dos Sistemas Elétricos
    - Modalidade Eletrônica (1987); Mestrado (2004) e Doutorado (2009) em Educação
    para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho -
    FC/Unesp/Bauru. Professor Assistente Doutor do Departamento Física e docente
    credenciado no Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física
    (FCT/Unesp/Presidente Prudente/SP), no Programa de Pós-Graduação em Educação
    para a Ciência (FC/Unesp/Bauru/SP) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de
    Ciências - Doutorado (Instituto de Física/UFMS/Campo Grande/MS). Atualmente é
    Coordenador do curso de Licenciatura em Física - Unesp/Pres. Prudente. Têm
    experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física.

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Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores

Como Citar

A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DO PROFESSOR PRESENTE NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE FORMAÇÃO INICIAL DAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS . (2020). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 17, 277-294. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3720

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