A EDUCAÇÃO HISTÓRIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES: UM ESTUDO DO PIBID SUBPROJETO HISTÓRIA UEL 2011-2013

Autores

  • Elizabete Cristina de Souza Tomazini UEL
  • Marlene R. Cainelli UEL

Palavras-chave:

Educação Histórica- Formação de professores- Saberes docentes- PIBID.

Resumo

Este texto traz parte da pesquisa para dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de pós-graduação em Educação da UEL que investiga a formação dos futuros professores de História a partir da experiência dos bolsistas do PIBID , subprojeto de História. O PIBID é um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência que tem como objetivo incentivar a formação e o exercício no magistério, cumprindo com isso as exigências da Lei 9394/96 que preconiza que as licenciaturas contemplem em seus currículos os saberes docentes teóricos e práticos. Sobre estes saberes as pesquisas da Educação Histórica apontam que é o professor quem detecta as ideias que os alunos possuem sobre conceitos como significância, mudança, evidencia, narrativa e com isso e é quem pode contribuir para modificá-las e torná-las mais elaboradas. Desta forma pretendemos analisar como estes sujeitos se apropriaram da proposta da Aula- Oficina, idealizada por Isabel Barca que se insere dentro do campo da educação histórica. Ao fazermos isto pudemos perceber como os bolsistas do programa interpretam as relações presentes no ambiente da escola Básica, assim como colocam seus anseios, criticas e angustias. Utilizamos como metodologia de pesquisa a analise e categorização de seis artigos publicados na revista História & Ensino(UEL) num volume exclusivo sobre o PIBID.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-08-04

Como Citar

A EDUCAÇÃO HISTÓRIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES: UM ESTUDO DO PIBID SUBPROJETO HISTÓRIA UEL 2011-2013. (2017). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14(1), 14-23. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1916

Artigos Semelhantes

1-10 de 538

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>