ENSINANDO PLANEJAMENTO URBANO NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Palabras clave:
Educação superior, Avaliação da aprendizagem, Planejamento urbanoResumen
A estruturação acadêmica e a docência nos cursos de Arquitetura e Urbanismo está apoiada primordialmente em professores profissionais arquitetos e urbanistas, com titulação de Especialistas, Mestres e Doutores principalmente nas áreas técnicas e específicas do curso, sem conhecimentos e formação em áreas pedagógicas. São utilizados processos de ensino baseados em experiências e tentativas anteriores de terceiros ou em experiências pessoais, seja como aluno, como docente, ou como profissional de mercado, por meio de experimentações diversas, tendo como análise as necessidades e os aprofundamentos que vêem necessários, mas sem qualquer fundamentação teórica das áreas de educação. Ou seja, a explicação sobre procedimentos pedagógicos de trabalho, nos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação, é ignorada. Apesar disso, esses procedimentos precisam ser focados e constar nos Projetos Pedagógicos dos cursos, assim como precisam ser explicados claramente aos alunos, e embasar as avaliações das disciplinas. Dessa forma, verifica-se que a pesquisa sobre o processo de ensino no âmbito dos cursos de Arquitetura e Urbanismo é bastante relevante. Foca-se, neste caso, em estudo de caso de disciplina de planejamento urbano no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Oeste Paulista. A metodologia assumida é qualitativa, e baseia-se em aprofundamento teórico, levantamentos documentais sobre as diretrizes dos cursos, assim como do curso especificamente estudado, e análise da disciplina proposta.Descargas
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Publicado
2015-01-19
Número
Sección
Artigos
Cómo citar
ENSINANDO PLANEJAMENTO URBANO NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO. (2015). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 11(1), 39-56. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/923