Culturas indígenas y unidades curriculares electivas (UCE):Retos pedagógicos y resistencias en el ámbito de las lenguas y sus tecnologías

Autores/as

  • Maria Luciléia Gonçalves da Silva Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Francisco Tadeu Teófilo Arrais Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
  • George Almeida Lima Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) - Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

Palabras clave:

Culturas indígenas, Enseñando, Escuela secundaria, Unidades de cursos optativos

Resumen

Este estudio tiene como objetivo analizar la inclusión de las culturas indígenas en el área de lenguas y sus tecnologías en el catálogo de la UCE del Estado de Ceará. En este sentido, buscaremos presentar posibilidades para el desarrollo de las culturas indígenas en la escuela, ampliando las percepciones para que este fenómeno pueda ser problematizado de manera crítica y reflexiva. Como recurso metodológico utilizamos el análisis documental, en el que se analizó el catálogo de Unidades Curriculares Electivas (UCE) del Estado de Ceará. Las discusiones presentadas en este estudio consideraron los siguientes elementos presentes en las UCE: (i) contenidos de enseñanza y aprendizaje; (ii) fundamentos teóricos; (iii) articulación entre lo universal y lo local en la disciplina; (iv) abordaje del tema de diversidad en la UCE y (v) objetivos y habilidades presentados. Cuando analizamos el número de ECU en el área de idiomas y sus tecnologías, nos damos cuenta de que esta área tiene un total de 112 componentes. Al considerar el número de ECU que tratan sobre culturas indígenas, encontramos sólo cuatro optativas, correspondientes a sólo el 3,5% del área. Destacamos que el número de optativas relacionadas con las culturas indígenas es muy reducido, reduciendo las posibilidades de incluir esta temática en los itinerarios formativos. Resaltamos también que las UCE presentadas en el documento analizado presentan disonancias entre objetivos, competencias y habilidades propuestas, favoreciendo el desarrollo de interpretaciones erróneas sobre conocimientos relacionados con las culturas indígenas, lo que puede contribuir a reforzar estereotipos.

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Biografía del autor/a

  • Maria Luciléia Gonçalves da Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)

    Mestranda em Letras pela Universidade Regional do Cariri -- URCA/CE. Graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri URCA/CE. Foi Bolsista de iniciação científica do PIBIC/FUNCAP - URCA/CE. É membro do Grupo de Pesquisa em Ensino, Ciência e Tecnologia da Universidade Regional do Cariri. Pós-graduanda em Letras e Literatura pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI).Realiza pesquisas nas áreas de literatura indígena, dramaturgia indígena, e os processos de ensino da língua portuguesa na educação básica.

  • Francisco Tadeu Teófilo Arrais, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

    Graduado em Letras/ Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (2013) e Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2013). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Africana pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2016); Especialista em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação Educacional - Faculdade Única/Instituto PROMINAS (2022); Mestrando em Letras - CFP/PROFLETRAS - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atuou como Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Ensino de Araripe - Ceará. Atuou como Formador Municipal do Eixo Língua Portuguesa e Literatura e Formação do Leitor (6º ao 9º ano e 4º e 5º ano do Ensino Fundamental) no âmbito do Programa MAISPAIC; Professor Efetivo da Rede Municipal de Ensino de Campos Sales. Atuou como Professor temporário da Rede Estadual de Ensino do Ceará de 2013 a 01/2023; atuou como Formador Regional de Professores de Língua Portuguesa na 18ª Coordenadoria Regional de desenvolvimento da Educação de Março de 2021 a dezembro de 2022; atuação como Tutor no Curso de Formação para Professores de Língua Portuguesa do Programa Aprender pra valer da iniciativa Foco na Aprendizagem - SEDUC/Ceará, de março de 2021 a dezembro de 2022; atuou como Professor Coordenador da Área de Linguagens e suas Tecnologias da EEM de Campos Sales - Campos Sales - Ceará, no período de março de 2018 a Janeiro de 2023. Pesquisador na área de concentração Linguagens e Letramentos.

  • Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

    Defensor do estado democrático de direito e da democracia. Cursou o Bacharelado, a Licenciatura, o Mestrado e o Doutorado em Educação Física na Universidade São Judas. Realizou o Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da USP. Foi coordenador pedagógico do Curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional de Nível Médio - Modalidade à Distância (2017-2019) e diretor do Departamento de Humanidades do campus São Paulo do IFSP (2020-2021). Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Física do IFSULDEMINAS, professor colaborador do Mestrado Acadêmico em Educação Física da UNIVASF e Secretário Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) - SP. Tem como linha de pesquisa os seguintes temas: Educação Física Escolar; Currículo; Formação de Professores e Pesquisa Qualitativa.

  • George Almeida Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) - Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

    Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF. É membro do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF), membro do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Física escolar (GEPEFE\UECE) e membro do grupo de estudos em sociologia do esporte (GESOE/ULBRA). Realiza pesquisas sobre os aspectos socioculturais da Educação Física, Sociologia do Esporte e Educação Física escolar

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Publicado

2024-09-13

Cómo citar

Culturas indígenas y unidades curriculares electivas (UCE):Retos pedagógicos y resistencias en el ámbito de las lenguas y sus tecnologías. (2024). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-15, e244819. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4819

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