EDUCAÇÃO DO CAMPO: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA EM UMA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA

Autores

  • Luciane Batista Teixeira
  • Carla Ledi Korndörfer
  • Patrícia Cunha Gonzaga Silva
  • Janaína Alvarenga Aragão
  • Maria Fátima Guimarães Cruz
  • Márcia Percília Moura Parente
  • Antonia Marina Jesus Oliveira Universidade Estadual do Piauí
  • Luciano Silva Figueirêdo

Palavras-chave:

Educação Científica. Mensuração. Projeto Profissional do Jovem.

Resumo

Este trabalho buscou Investigar como se constitui o ensino de Ciências na educação do campo dentro do projeto Escola Família Agrícola através dos instrumentos da Pedagogia da Alternância. A escola agrícola localiza-se no município de São Lourenço do Piauí e funciona em regime de alternância, 15 dias na escola e 15 dias na comunidade onde vivem e se inspira nos princípios norteadores da Pedagogia da Alternância. No que compreende o caminho metodológico, fizemos uso da abordagem quali-quantitativa, contando ainda com o método documental e etnográfico. Foram consultados desde materiais produzidos pelos estudantes até documentos oficiais que contribuem para o norteamento do funcionamento da EFA. Na pesquisa de campo foi utilizado como instrumento para coleta de dados uma versão reduzida do Teste de Alfabetização Científica Básico-TACB a ser aplicado aos estudantes. Para os monitores, além do TACB, um formulário semiestruturado para traçar o seu perfil. A análise dos resultados revelou que dos 38 estudantes do 3º. Ano dos cursos Técnico  de Nível Médio Integrado em Agropecuária e Zootecnia, foi evidenciado que apenas 11( 28,9%) puderam ser considerados alfabetizados cientificamente, enquanto 27 (71,1%) não atingiram a quantidade mínima de acertos nos três eixos. Dos instrumentos pedagógicos observados, merece atenção em especial o Projeto Profissional Jovem- PPJ, pois um dos maiores desafios enfrentados para o estudante é o início e a conclusão do projeto no último ano. As análises realizadas nesse trabalho indicaram que os resultados dos estudantes foram insatisfatórios em relação ao Teste de Alfabetização Científica Básico Simplificado – TACB-s.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDRE, M. Etnografia da prática escolar. Campinas:Papirus,2008.

BRASIL, PISA 2018. Relatório Nacional. Brasília, DF: INEP/MEC. 2019.

CALDART, R. S. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, educação e saúde, v. 7, n. 1, p. 35-64, 2009.

, M.E.M.; FANTINUEL, M; RAMES, M.G. Alfabetização Científica: A evolução ao Longo da formação de Licenciandos Ingressantes, Concluintes e de Professores de Química. Momento – Diálogos em Educação, vol.20, n.2, p. 19-29, 2011.

CHAVES, K. M.S.; FOSCHIERA, A. A. Práticas de Educação do Campo no Brasil: Escola Família Agrícola, Casa Familiar Rural e Escola Itinerante. PEGADA-A Revista da Geografia do Trabalho, v. 15, n. 2, 2014.

COSTA, J. P. R. Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC: uma contribuição ao desenvolvimento da região do Vale do Rio Pardo a partir da Pedagogia da Alternância. Dissertação de Mestrado (em Desenvolvimento Regiona) - Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Santa Cruz do Sul 2012.

CUNHA, R. B. Alfabetização científica ou letramento científico?: interesses envolvidos nas interpretações da noção de scientific literacy. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 68, p. 169-186, 2017.

Disponível em http://portal.mec.gov.br/secad. Acesso em 30 mar. 2020.

FLICK, U. Desenho da Pesquisa Qualitativa-Coleção Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREITAS, L.C. Ciclos, seriação e avaliação: confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003.

FREITAS, H. C. Rumos da educação do campo. Em aberto, v. 24, n. 85, 2011.

GADOTTI, M. Pedagogia da terra. São Paulo: Peirópolis, 2000.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2000.

GIMONET, Praticar e Compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Petrópolis: RJ, 2007.

GREEN, J. A etnografia como uma lógica de investigação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.42,p.13-79, dez 2005.

LAUGKSCH,R.C.;SPARGO,P.E. Construction of a paper-and-pencil Test of Basic Scientific Literacy based on selected literacy goals recommended by the American Association for the Advancement of Science. Public Understanding of Science,v.5, p.331-359,1996.

LÜDKE, M. & ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MAGALHÃES, M. S. Escola Família Agrícola: uma escola em movimento. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo: Vitória.

MARTINS, F. J. Elementos fundamentais da Educação do Campo. Educere et Educare (Impresso), v. 8, p. 179-198, 2013.

MILLER, J. D. Scientific literacy and citizenship in the 21st century. Science centers for this century, p. 369-413, 1983.

MOLINA, M. Licenciaturas em Educação do Campo e o ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar. Brasília: MDA, 2014.

NASCIMENTO-SCHULZE, C. M. Um estudo sobre alfabetização científica com jovens catarinenses. Psicologia: teoria e prática, v. 8, n. 1, 2006.

OLIVEIRA, Â. C. N. A Formação de Professores na Educação do Campo: uma reflexão a partir do processo formativo na escola núcleo Seráfico Palha do Amaral. Bahia, 2016, 151f Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

PEREIRA, M. S. A avaliação das aprendizagens: o que muda na prática docente? XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – Campinas: UNICAMP, 2012.

PIZARRO, M. V. Os Indicadores De Alfabetização Científica E A Prática De Ensino: Contribuições Da Linguagem Na Formação Inicial De Professores De Biologia. XVIII SEDU - SEMANA DA EDUCAÇÃO. 2014.

RIBEIRO, M. Contradições na relação trabalho-educação do campo: A pedagogia da alternância. Trabalho & Educação , v. 17, n. 2, p. 131-144, 2010.

RIVAS, M. I. E. Avaliação do nível de Alfabetização Científica de estudantes de Biologia. Trabalho de conclusão de curso. Graduação em biologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 2015. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/142165/000991083.pdf?sequence=1 Acesso em: 26 set. 2020.

ROTTA, M.; ONOFRE, S. B. Perfil da educação do campo: na escola do São Francisco do Bandeira no Município de Dois Vizinhos - Pr. Educação, v. 33, n. 1, p. 75-84, 2010

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em ensino de ciências, v. 13, n. 3, p. 333-352, 2008.

SILVA, L. H. Modalidade, Representações e Práticas de Alternância na Formação de Jovens Agricultores. Revista Formação Por Alternância. Brasília: Unefab, v. 1, n. 2, 2006.

TONIN, C. M. M. C.; MEDEIROS, L. A. M.; RAMOS, J. D. Transformações sociais: educação do campo. In: COELHO DE SOUSA, G. Transformações no espaço rural. Porto Alegre: UFRGS, p. 49-70, 2011

VIZZOTTO, P. A. & PINO, J.C. O uso do Teste de Alfabetização Científica Básica em estudantes do Ensino Fundamental: análise da confiabilidade de medida nesse grupo. Research, Society and Development, v. 9, n. 3, p. e79932447, 2020.

VIZZOTTO, P. A. A proficiência científica de egressos do Ensino Médio ao utilizar a Física para interpretar o cotidiano do trânsito. 2019. Tese (Doutorado em Educação em Ciências). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, p. 287, 2019. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=A+proficiência+científica+de+egressos+do+Ensino+Médio+ao+utilizar+a+Física+para+interpretar+o+cotidiano+do+trânsito&btnG= Acesso em: 26 set. 2020.

VIZZOTTO, P. A.; MACKEDANZ, L. F. Teste de Alfabetização Científica Básica: processo de redução e validação do instrumento na língua portuguesa. Revista Prática Docente, v. 3, n. 2, 2017.

VIZZOTTO, P. A.; MACKEDANZ, L. F. TESTE DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA BÁSICA: PROCESSO DE REDUÇÃO E VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO NA LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Prática Docente, v. 3, n. 2, p. 575-594, 26 dez. 2017.

VIZZOTTO, P. A; MACKEDANZ, L. F. Validação de instrumento de avaliação da alfabetização científica para egressos do ensino médio no contexto da física do trânsito. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 34, p. 202-974, 2017 .

Downloads

Publicado

2022-11-17

Como Citar

EDUCAÇÃO DO CAMPO: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA EM UMA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA. (2022). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 19(1), 201-216. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4356

Artigos Semelhantes

1-10 de 276

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.