A RELAÇÃO ESCOLA – FAMÍLIA: Um espaço negado aos pais?. DOI: 10.5747/ch.2005.v03.n2/h023

Autores/as

  • Levino Bertan Joaquim Bertan

Palabras clave:

educação, família, escola, participação, espaço.

Resumen

O texto apresenta algumas reflexões sobre o espaço que a família tem nas escolas da rede pública estadual e municipal. A escola chama a família para ser parceira, mas na verdade, muitas vezes, torna-se alvo de reclamações, constrangimentos e pedidos de socorro para resolver problemas de disciplina. Isso fica evidente com o resultado das observações e pesquisas com pais e professores que vivem o problema e não encontram uma saída satisfatória, ficando uma indagação: como mudar essa ótica? Os encontros são necessários para unir os parceiros e não constrangê-los. A participação de todos é fundamental, que não pode ser confundida com mero envolvimento das pessoas presentes. Participar é tomar parte, é entrar em comunhão com os seus semelhantes, com solidariedade que envolve partilha, ajuda aos outros, abertura de portas, prestação de serviços, diálogo, amor, assumindo uma intervenção na realidade, procurando transformá-la. DOI: 10.5747/ch.2005.v03.n2/h023

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Biografía del autor/a

  • Levino Bertan, Joaquim Bertan
    Doutor em Educação (Filosofia e História da Educação) - UNICAMP - 1994; Foi professor do curso de Pedagogia da UEL (Univ. Estadual de Londrina) e da UNIFIL (Instituto Filadélfia de Londrina), Atualmente é professor do programa de Mestrado em Educação da UNOESTE.

Publicado

2007-03-27

Cómo citar

A RELAÇÃO ESCOLA – FAMÍLIA: Um espaço negado aos pais?. DOI: 10.5747/ch.2005.v03.n2/h023. (2007). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 3(2), 01-11. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/212

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