A FANTASIA DO REAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESCOBRINDO SENTIDOS E SIGNIFICADOS PARA UMA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA

Authors

  • Denise Watanabe UNESP-FCT
  • Rosimeire Marques Gonçalves UNESP-FCT
  • Tony Aparecido Moreira Moreira UNESP-FCT
  • José Milton de Lima FCT - UNESP, Pres. Prudente

Keywords:

Sociologia da Infância, Imaginação, Ludicidade, Infância, cultura de pares

Abstract

Este artigo expõe resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica realizada em algumas salas de Educação Infantil de uma escola periférica de um município do interior paulista. Com o objetivo de estimular a imaginação infantil e ampliar o repertório lúdico das crianças e das professoras utilizou-se brincadeiras; histórias; personagens imaginários; fotos; observações; anotações no diário de campo; diálogos, questionários e entrevista com as crianças e as professoras. De natureza qualitativa e fundamentada na Sociologia da Infância, adotou-se a metodologia da pesquisa-intervenção, com vista a levantar reflexões teóricas e práticas que colaborassem com transformações na realidade. Como resultados destacam-se uma efetiva participação das crianças nas brincadeiras e atividades; avanços nas relações com a pesquisadora e com os pares infantis; a maior valorização do espaço educativo e das culturas infantis pelos envolvidos na pesquisa e a solicitação de crianças e de adultos para que a pesquisa se ampliasse a outras seriações.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

A FANTASIA DO REAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESCOBRINDO SENTIDOS E SIGNIFICADOS PARA UMA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA. (2015). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 11(2), 01-18. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1177

Similar Articles

351-360 of 565

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)