EDUCADORAS DA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NO TERRITÓRIO DAS CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS

Autores

  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.
  • José Wrigell Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Vivian Bianca Inácio Matioli Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palavras-chave:

Educação Infantil, Narrativa escrita, Linguagem matemática

Resumo

Analisamos narrativas escritas (relatos de experiências) de educadoras de bebês e crianças bem pequenas (zero a três anos). O objetivo do trabalho, fruto da pesquisa que desenvolvemos, reside em compreender a dinâmica do trabalho pedagógico com a linguagem matemática a partir de análise de narrativas de um grupo colaborativo. Para este fim, com uma abordagem qualitativa, centramos esforços na descrição e análise da reflexão escrita dos relatos das docentes ao experienciar contextos de exploração matemática. O referencial teórico discute aspectos do atendimento à infância, pós-LDB, conceitua o currículo da Educação Infantil, bem como apresenta as noções matemáticas previstas e possíveis ao trabalharmos essa área do conhecimento, de modo intencional, no espaço-tempo da creche. Os resultados indicam que: 1) a linguagem matemática pode e deve ser trabalhada com bebês e crianças bem pequenas em situações da rotina; 2) as narrativas demonstram possibilidade de autorreflexão perante a vivência pedagógica proposta; e 3) identificou-se indicadores de atuação, na prática pedagógica, de como explorar sensos de grandezas e medidas, resoluções de problemas não-convencionais e questões espaciais. Assim, o contributo deste artigo implica reconhecimento da necessidade da profissionalização docente das educadoras que atuam diretamente no campo da Educação Infantil brasileira com destaques para processos em que cuidado e educação integram-se como binômio da área.

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Biografia do Autor

  • Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

    Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Matemática, linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo", da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande-MS. Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar). 

  • José Wrigell, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

    Pedagogo e Mestre em Educação (UnB); Doutorando em Educação (UFSCar). Professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação do DF. Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos de Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

  • Vivian Bianca Inácio Matioli, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

    Licenciada em Pedagogia pela UFSCar. Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos de Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: VICISSITUDES DAS POLÍTICAS E REALIDADES CONTEMPORÂNEAS - EM EDIÇÃO

Como Citar

EDUCADORAS DA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NO TERRITÓRIO DAS CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS. (2024). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-21, e244990. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4990

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