POLÍTICAS E REFORMAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO NEOLIBERAL

Autores

  • Zelina Cardoso Instituto educacional de Assis

Palavras-chave:

Palavras chave, Neoliberalismo - Banco Mundial – reforma educacional brasileira - políticas públicas

Resumo

RESUMO Este trabalho foi elaborado por meio de pesquisa bibliográfica, com vistas a dar enfoque às influências do neoliberalismo e organizações internacionais na formulação das políticas públicas educacionais. É importante salientar que o sistema educacional em vigor foi fruto da época da hegemonia neoliberal, que originou a legislação responsável pelas diretrizes da educação. A filosofia neoliberal, embora tenha sido defendida Friedrich Von Hayek em 1945, só tomou força em meados da década de 70, quando ruiu o sistema econômico do liberalismo de John Maynard Keynes. Nos anos de 1980 muitos países, principalmente os da América Latina, estavam em crise de endividamento e com isso entrou em cena o Banco Mundial para o gerenciamento da dívida, bem como promover o desenvolvimento dos países mediante financiamentos externos. O Banco Mundial, ao identificar na educação um fator de desenvolvimento humano, passou a tratá-la como peça fundamental nos acordos de financiamentos. Para isso adotou medidas duras para a diminuição dos gastos públicos, o ensino obrigatório de responsabilidade do Estado só para o ensino básico e direcionando a educação para o setor privado, sujeita às leis de mercado. Assim, foram recomendadas medidas para a completa reforma do sistema educacional e do próprio papel do Estado na sua administração e financiamento, visando à melhoria da qualidade, equidade e eficiência. Estas medidas, originadas do poder dos organismos multilaterais, fundamentadas em princípios neoliberais, foram ganhando o convencimento e o consentimento entre as autoridades governamentais e, de governo em governo, foram sendo incorporadas na legislação brasileira.

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Publicado

2010-12-07

Como Citar

POLÍTICAS E REFORMAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO NEOLIBERAL. (2010). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 6(1), 11-24. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/333

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