CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE A ESCOLA PÚBLICA: O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB)
Keywords:
Avaliação Externa. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Qualidade da Educação.Abstract
Este estudo apresenta parte dos resultados obtidos na pesquisa de mestrado intitulada “O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): um estudo do município de Santa Fé do Sul/SP.” Tem por objetivo abordar a operacionalização do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e sua culminância no IDEB, analisando globalmente seus fundamentos, problemas e perspectivas. Pretende ainda, partindo de dados provenientes de pesquisa documental, entrevistas e questionários aplicados, refletir sobre os impactos dos rankings produzidos em função do IDEB, bem como as práticas cada vez mais correntes de responsabilização das escolas. Para proceder à pesquisa no município de Santa Fé do Sul foi preciso elucidar quais mecanismos desencadearam elevado aumento no IDEB 2007, em comparação a 2005. As análises empreendidas levaram à constatação de falhas evidentes na consolidação do IDEB 2005 no município de Santa Fé do Sul, permitindo depreender que houve um grande equívoco em sua divulgação pelo MEC, ao deixar de reconhecer as fragilidades na consolidação dos dados. Outro ponto interessante diz respeito à confirmação da existência de contraditórios e insustentáveis rankings do IDEB, amplamente divulgados pela mídia.Downloads
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Published
2013-03-14
Issue
Section
Artigos
How to Cite
CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE A ESCOLA PÚBLICA: O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 55–65, 2013. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/812. Acesso em: 30 sep. 2025.