MEMÓRIAS DE HOMOSSEXUALIDADES, ESCOLARIZAÇÕES E HOMOFOBIAS

Autores

  • Fernando Guimarães Oliveira da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • José Antonio de Souza Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Memória. Escolarizações. Homossexualidades. Homofobias

Resumo

É uma pesquisa de pós-graduação em educação que objetiva reviver memórias de sujeitos do gênero masculino e homossexuais sobre violências físicas e não físicas experienciadas durante o período escolar. Metodologicamente, orientamo-nos pelo viés das pesquisas pós-críticas em educação por se tratar de assuntos que desestabilizam modelos universalizantes que usam explicações que têm a essência e a natureza como elementos classificadores das pessoas. Essa abordagem prevê pluralizar sentidos sobre a questão da construção social acerca do gênero e das sexualidades para melhor contextualizar como os sujeitos participantes da pesquisa inserem suas memórias discursivas. Dada a concepção dessa abordagem, nosso estudo propôs a participação a um grupo do Facebook denominado de Grupo Gay Facebook Brasil (GGFBR), onde postamos um convite para movimentar a participação. Contamos com oito sujeitos que possuem uma variedade de diferenças (faixa etária, região brasileira, trajetórias de vida) que associadas à questão do atendimento escolar nos trazem uma diversidade de assuntos para que a questão das sexualidades e suas performatividades sejam validadas em ambiente escolar. Como conclusão, a sexualidade emerge como um assunto que também compõe a construção da subjetividade, o que pode levar demandas necessárias para se discutir equidade, ética e pluralidade de constituição.

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Biografia do Autor

  • Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Jardim). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

  • José Antonio de Souza, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Paranaíba). Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2019-11-20

Edição

Seção

DOSSIÊ: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, GÊNERO E EDUCAÇÃO

Como Citar

MEMÓRIAS DE HOMOSSEXUALIDADES, ESCOLARIZAÇÕES E HOMOFOBIAS. (2019). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(3), 17-33. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3280

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