PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DE ENFERMAGEM QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ATENÇÃO À SAÚDE
Palavras-chave:
Competência profissional. Prática profissional. Ensino. Educação em enfermagem. Atenção à SaúdeResumo
Este estudo teve por objetivo analisar o papel do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) no desenvolvimento de uma das competências básicas posta pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em enfermagem, a competência Atenção á Saúde. Trata-se de pesquisa quanti-qualitativa de estudo de caso. Os sujeitos foram os atores envolvidos com a dinâmica do estágio, ou seja, estudantes do último semestre da graduação e docentes. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário semiestruturado, que gerou dados objetivos e dados subjetivos. Para a análise dos dados utilizou-se da estatística descritiva e da análise de conteúdos. Conclui-se que estudantes e docentes consideram que esta competência foi desenvolvida durante a realização do estágio. Das ações realizadas no dia a dia, três foram significativas para o desenvolvimento da competência Atenção á Saúde, sendo elas: relação com outros serviços da rede de atenção á saúde, resolução de problemas em âmbito individual e/ou coletivo e atividades de caráter técnico. A análise dos dados mostrou que o desenvolvimento de competências vai além da realização repetitiva de ações.Downloads
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Publicado
2016-04-04
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DE ENFERMAGEM QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ATENÇÃO À SAÚDE. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 12, n. 4, p. 114–129, 2016. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1043. Acesso em: 10 maio. 2025.