UTILIZANDO A HIPERHISTÓRIA PARA AQUISIÇÃO DE CONCEITOS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
hiperhistória, conceitos interdisciplinar, educação infantil, recursos tecnológicosResumo
O presente trabalho relata uma experiência realizada com crianças em idade pré-escolar (seis anos) de uma escola particular da cidade de Maringá-Pr. onde utilizou-se de hiperhistórias para a aquisição de conhecimentos computacionais e conceitos inerentes ao currículo escolar. Além da conjugação dos ambientes ricos em recursos de multimídia com os conteúdos curriculares, têm-se como objetivo, o resgate do lúdico em função das fases de desenvolvimento da criança. Justifica-se tal pesquisa pelo próprio apelo que a metodologia oferece: envolve um conjunto diversificado de atividades na composição de hiperhistórias, abarcando os conceitos curriculares de forma diferenciada e dinâmica e abrindo espaço para a criatividade e liberdade de construção, onde a criança dentro de sua fase simbólica do “faz de conta” e o professor, estimulando a criança à exploração, participam de forma ativa em construções abertas. Observou-se crianças e professores apropriando-se do uso de diferentes recursos computacionais; houve efetiva aquisição dos conceitos curriculares pré-estabelecidos; e constatou-se a exploração produtiva da fase simbólica, tanto no que diz respeito ao emergir do “faz de conta”, como na aderência aos temas propostos.Downloads
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Publicado
2005-05-13
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
UTILIZANDO A HIPERHISTÓRIA PARA AQUISIÇÃO DE CONCEITOS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2005). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 2(1), 79-84. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/197