HOMOSSEXUALIDADES FEMININAS E EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE O “ARMÁRIO”
Palavras-chave:
Educação, Gênero, Sexualidade, Homossexualidades femininasResumo
Este artigo de revisão propõe tecer uma discussão acerca dos estudos de gênero e do percurso histórico da sexualidade como construções sociais. Apontamos para compreensão da sexualidade, permeada de valores sociais contingentes. Indicamos o modo como a mulher foi colocada em uma posição de subalternidade a partir de discursos que legitimavam os corpos dos homens como sendo normais, plenos e saudáveis, em detrimento dos corpos das mulheres. Partimos da problemática que a sexualidade como construção histórica e social, pode ser apropriada pelos discursos da educação para a afirmação e/ou reconhecimento da mulher homossexual? E ao final propomos tecer diálogos sobre o dispositivo do “armário” e suas implicações na educação como forma de resistência contra a hegemonia centrada nos mecanismos de opressão.Downloads
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Publicado
2018-12-20
Edição
Seção
DOSSIÊ: EDUCAÇÃO ESCOLAR, VIOLÊNCIA E DESIGUALDADE SOCIAL
Como Citar
HOMOSSEXUALIDADES FEMININAS E EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE O “ARMÁRIO”. (2018). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 15(4), 34-43. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2467