HOMOSSEXUALIDADES FEMININAS E EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE O “ARMÁRIO”
Keywords:
Educação, Gênero, Sexualidade, Homossexualidades femininasAbstract
Este artigo de revisão propõe tecer uma discussão acerca dos estudos de gênero e do percurso histórico da sexualidade como construções sociais. Apontamos para compreensão da sexualidade, permeada de valores sociais contingentes. Indicamos o modo como a mulher foi colocada em uma posição de subalternidade a partir de discursos que legitimavam os corpos dos homens como sendo normais, plenos e saudáveis, em detrimento dos corpos das mulheres. Partimos da problemática que a sexualidade como construção histórica e social, pode ser apropriada pelos discursos da educação para a afirmação e/ou reconhecimento da mulher homossexual? E ao final propomos tecer diálogos sobre o dispositivo do “armário” e suas implicações na educação como forma de resistência contra a hegemonia centrada nos mecanismos de opressão.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-12-20
Issue
Section
DOSSIÊ: EDUCAÇÃO ESCOLAR, VIOLÊNCIA E DESIGUALDADE SOCIAL
How to Cite
HOMOSSEXUALIDADES FEMININAS E EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE O “ARMÁRIO”. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 34–43, 2018. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2467. Acesso em: 20 apr. 2025.