MEMÓRIAS DE HOMOSSEXUALIDADES, ESCOLARIZAÇÕES E HOMOFOBIAS
Palavras-chave:
Memória. Escolarizações. Homossexualidades. HomofobiasResumo
É uma pesquisa de pós-graduação em educação que objetiva reviver memórias de sujeitos do gênero masculino e homossexuais sobre violências físicas e não físicas experienciadas durante o período escolar. Metodologicamente, orientamo-nos pelo viés das pesquisas pós-críticas em educação por se tratar de assuntos que desestabilizam modelos universalizantes que usam explicações que têm a essência e a natureza como elementos classificadores das pessoas. Essa abordagem prevê pluralizar sentidos sobre a questão da construção social acerca do gênero e das sexualidades para melhor contextualizar como os sujeitos participantes da pesquisa inserem suas memórias discursivas. Dada a concepção dessa abordagem, nosso estudo propôs a participação a um grupo do Facebook denominado de Grupo Gay Facebook Brasil (GGFBR), onde postamos um convite para movimentar a participação. Contamos com oito sujeitos que possuem uma variedade de diferenças (faixa etária, região brasileira, trajetórias de vida) que associadas à questão do atendimento escolar nos trazem uma diversidade de assuntos para que a questão das sexualidades e suas performatividades sejam validadas em ambiente escolar. Como conclusão, a sexualidade emerge como um assunto que também compõe a construção da subjetividade, o que pode levar demandas necessárias para se discutir equidade, ética e pluralidade de constituição.
Downloads
Referências
BORRILLO, Daniel. Homofobia: história e crítica de um conceito. Belo Horizonte: Autentica, 2010.
BUTLER, Judith. Vida precária. Contemporânea. São Carlos, v. 1, n. 1, p. 13-33, 2011. Disponível em: <<http://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/18/3>>. Acesso em: 3 set. 2019.
CORACINI, Maria José. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade: línguas (materna e estrangeira), plurilinguismo e tradução. Campinas: Mercado das Letras, 2007.
DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2005
DINIS, Nilson F. Homofobia e educação: quando a omissão também é sinônimo de violência. Educar em Revista. Curitiba, n. 39, p. 39-50, 2011. Disponível em: <<http://www.scielo.br/pdf/er/n39/n39a04.pdf >>. Acesso em: 12 ago. 2019.
FICTÍCIO, Fictício. Sujeitos homossexuais fictícios. 2015. Dissertação (Mestrado em educação) – Universidade Fictícia, Cidade Fictícia, 2015.
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do saber. 3ª ed. Rio de Janeiro: Forense universitária, 1972.
______. A vida dos homens infames. In: ______. Ditos e escritos IV. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003, p. 203-222.
______. Os anormais. Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010
______. Vigiar e Punir. 27ª ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
GUATTARI, Felix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. 4ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
JUNQUEIRA, Rogério D. Homofobia nas escolas: um problema de todos. In: ______. Diversidade sexual na educação: problematização sobre a homofobia nas escolas. Brasília: MEC/SECAD, 2009. p. 13-52.
LOURO, Guacira L. Heteronormatividade e homofobia. In: JUNQUEIRA, Rogério D. Diversidade sexual na educação: problematização sobre a homofobia nas escolas. Brasília: MEC/SECAD, 2009. p. 85-94.
MEYER, Dagmar E; PARAISO, Marlucy A. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. 2ª ed. Belo Horizonte, MG: Mazza Edições, 2014. p. 49-64.
RIOS, Roger R. Homofobia na perspectiva dos direitos humanos e nos contextos dos estudos sobre preconceito e discriminação. In: JUNQUEIRA, Rogério D. Diversidade sexual na educação: problematização sobre a homofobia nas escolas. Brasília: MEC/SECAD, 2009. p. 53-84.
SCHULMAN, Sarah. Homofobia familiar: uma experiência em busca de reconhecimento. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades. Rio Grande do Norte, v. 4, n. 05, 2012. Disponível em: <<https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/2312>>. Acesso em: 03 set. 2019.
SEFFNER, Fernando. Equívocos e armadilhas na articulação entre diversidade sexual e políticas de inclusão escolar. In: JUNQUEIRA, Rogério D. Diversidade sexual na educação: problematização sobre a homofobia nas escolas. Brasília: MEC/SECAD, 2009. p. 125- 140.