METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE FÍSICA: UM PANORAMA DA PESQUISA STRICTO SENSU BRASILEIRA
Palavras-chave:
Metodologias Ativas. Ensino de Física. Pesquisas Stricto Sensu.Resumo
Este trabalho traz um estudo de cunho exploratório que teve como objetivo principal traçar um panorama das pesquisas stricto sensu realizadas no Brasil, abordando o uso de metodologias ativas no ensino de Física, no período compreendido entre 2009 e 2019. Para atingir esse objetivo analisamos teses e dissertações disponíveis no acervo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD. Nossa escolha recaiu sobre esta plataforma devido à sua abrangência. Por meio da definição dos descritores “metodologias ativas” e “Física”, relacionados pelo operador booleano “AND”, e adotando como critério de exclusão o não pertencimento à área da Física, identificamos vinte e seis trabalhos. Após a análise do material selecionado, foi possível detectar um crescimento acentuado no número dessas pesquisas a partir de 2016, sendo a maioria composta por dissertações de mestrados profissionais. Quase a totalidade dos trabalhos foram realizados em instituições públicas e abordaram a utilização das metodologias ativas em todos os níveis de ensino, sendo a maioria dirigida ao ensino médio. Constatamos, também, que há uma predominância da utilização da metodologia Peer Instruction. Outro dado que merece destaque é a concentração das pesquisas nas regiões Sudeste e Sul.
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