TEATRO NA ESCOLA: UM RECURSO PEDAGÓGICO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

  • Genice Aparecida Fernandes de Castro Faculdade Presidente Venceslau – FAPREV
  • Rita Cássia Pacito Silva Faculdade Presidente Venceslau – FAPREV
  • Aline Madia Mantovani UNESP
  • Eder da Silva Santana Faculdade de Presidente Venceslau – FAPREV
  • Leandro Alves da Cunha Universidade do Oeste Paulista - Unoeste
  • Anderson dos Santos Carvalho Universidade de São Paulo - USP
Palavras-chave: Aprendizagem. Escola. Educação Física. Teatro.

Resumo

O teatro consiste em uma das linguagens da arte que implica na interpretação de histórias para um público e pode ser utilizado na escola com uma função pedagógica, servindo de subsídio para o desenvolvimento corporal e cultural das crianças. O sujeito que tem a chance de participar de atividades teatrais pode desenvolver a capacidade crítica de avaliar impressões do mundo exterior e interior, relacionadas ao mundo real e ao imaginário. A Educação Física e outras disciplinas do currículo podem utilizar o teatro como recurso facilitador do processo ensino e aprendizagem, fator que ainda não é comum encontrar nas grades curriculares do país. Diante desses pressupostos, o objetivo deste estudo é apresentar o teatro como um recurso didático e facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Adotou-se como método uma abordagem qualitativa, com caráter bibliográfico e conclui-se que o teatro pode contribuir de forma significativa com o desenvolvimento global da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Genice Aparecida Fernandes de Castro, Faculdade Presidente Venceslau – FAPREV
Aluna do Curso de Pedagogia da Faculdade de Presidente Venceslau - Faprev.
Aline Madia Mantovani, UNESP
Possui doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na UNESP - Presidente Prudente. Atuou nas seguintes áreas: gênero, sexualidade e educação; trabalho infantil, crianças e adolescentes em situação de risco.
Leandro Alves da Cunha, Universidade do Oeste Paulista - Unoeste
Mestre em Educação e atua como professor do curso de Educação Física na Universidade do Oeste Paulista - Unoeste.
Anderson dos Santos Carvalho, Universidade de São Paulo - USP
Doutorando em Ciências pela Universidade de São Paulo - USP/Ribeirão Preto. Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, campus Taquaral de Piracicaba/SP.
Publicado
2018-09-12
Como Citar
Castro, G., Silva, R., Mantovani, A., Santana, E., Cunha, L., & Carvalho, A. (2018). TEATRO NA ESCOLA: UM RECURSO PEDAGÓGICO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 15(2), 53-61. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1711