TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTERNET: IMPLICAÇÕES NA SOCIEDADE, NA EDUCAÇÃO E NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp - Rio Claro)

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Sociedade da Informação, Computadores, Redes Sociais.

Resumo

Este artigo objetiva discutir as implicações das tecnologias digitais e da internet na sociedade, na educação e na educação matemática. Para tanto, inicio tratando das mudanças notáveis que a população mundial vem passando, e sobre os efeitos que tais mudanças vem surtindo em nós, que compomos a sociedade da informação. Especificamente sobre este termo - sociedade da informação – discorro sobre como foi constituído, os movimentos que vem sofrendo e as implicações as quais submete os indivíduos nela inseridos. Nesse contexto, a discussão é ampliada, e a influência das tecnologias digitais e da internet na sociedade é abordada. Afunilando a discussão, verso sobre a relação entre Educação na sociedade da informação e entre educação matemática, tecnologias digitais e Internet. O texto é encerrado tecendo algumas considerações que indicam que as tecnologias digitais e a internet devem ser empregadas, de forma a subsidiar à realização de uma pedagogia que proporcione a formação cidadã e o desenvolvimento de habilidades fundamentais na sociedade da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp - Rio Claro)

Atualmente cursa o último ano de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP-Rio Claro, com bolsa Capes. Nesse mesmo programa de Pós-Graduação obteve o título de mestre em Educação Matemática (2012). Possui Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes/RJ (2009). Como membro do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), têm desenvolvido pesquisas abordando os temas: Tecnologias Digitais, Formação Continuada de Professores de Matemática, GeoGebra, Padrões Fractais, Generalização de Conteúdos Matemáticos, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Intradisciplinaridade Matemática, Raciocínio Proporcional e Teoria dos Conteúdos da Aprendizagem. Sua experiência profissional, como professora de Matemática da Educação Básica, abrange as redes pública e privada do estado de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2017-08-30

Como Citar

Faria, R. W. S. de C. (2017). TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTERNET: IMPLICAÇÕES NA SOCIEDADE, NA EDUCAÇÃO E NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14(2), 87–98. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1497