O PARFOR NO CONTEXTO DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Nathanael da Cruz e Silva Neto UNESP
  • Julio Cesar Torres UNESP

Palavras-chave:

Política Educacional, Formação de Professores, Educação Básica, Parfor, Capes

Resumo

o objetivo deste trabalho é realizar uma breve análise do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), instituído em 2009 no âmbito da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, sob responsabilidade da Capes. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, amparada por estudos sobre formação docente no Brasil e sobre o papel da Capes em políticas dessa natureza, bem como nos relatórios de gestão do referido órgão. Constatamos que, embora tal Programa constitua avanço relativamente às necessidades formativas para a docência na Educação Básica, seu caráter pulverizado compromete a abrangência dessa política pública.

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Biografia do Autor

  • Nathanael da Cruz e Silva Neto, UNESP
    Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP / Câmpus de Marília
  • Julio Cesar Torres, UNESP
    Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP / Câmpus de Marília

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Publicado

2018-03-02

Como Citar

O PARFOR NO CONTEXTO DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. (2018). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14(3), 111-122. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2133

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