FORMAÇÃO DE LEITORES: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DE UMA EQUIPE ESCOLAR

Autores/as

  • Ana Luzia Videira Parisotto Unoeste
  • Milene Guelssi Nochi Unoeste

Palabras clave:

Palavras-chave, Ensino da leitura, formação do leitor, gestão escolar.

Resumen

Resumo: Sabemos que a tarefa de ensinar a ler com proficiência cabe, especialmente, à escola, sem, contudo, prescindir do apoio e participação da família. Dessa forma, a presente pesquisa tencionou verificar como a escola contribui para a formação de leitores, analisando como a equipe escolar age neste processo e o que pensa sobre o trabalho com leitura. Foi uma pesquisa qualitativa, com delineamento de estudo de caso. Foram sujeitos: a equipe de gestão, quatro professores, dentre os quais três atuantes em sala de aula e um readaptado, responsável pela biblioteca. Para o embasamento teórico, utilizamo-nos das concepções de leitura como produção de sentido e como função social concreta. De posse dos dados, procedemos às análises as quais revelaram a necessidade de reflexões, por parte da equipe escolar, em relação à sua prática.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ana Luzia Videira Parisotto, Unoeste
    Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoeste
  • Milene Guelssi Nochi, Unoeste
    Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoeste

Publicado

2012-09-11

Cómo citar

FORMAÇÃO DE LEITORES: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DE UMA EQUIPE ESCOLAR. (2012). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 8(2), 47-56. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/458

Artículos similares

1-10 de 558

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.