O TEAR INVESTIGATIVO E OS FIOS DISCURSIVOS DAS AMAZÔNIAS: UMA ANÁLISE AUTORAL DOS PROCESSOS INVESTIGATIVOS E FORMATIVOS

Autores/as

  • Caroline Barroncas de Oliveira UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA
  • Mônica de Oliveira Costa UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA

DOI:

https://doi.org/10.5747/ch.v16i1.2940

Palabras clave:

Processo investigativo. Discurso. Amazônia.

Resumen

O objetivo central dessa pesquisa é narrar o processo de constituição do ser pesquisador tendo como fio condutor as problematizações sobre a Amazônia que se pensa quando se assume a necessidade e importância de contemplar o que lhe é próprio, o que se diz a “cara da Amazônia”. É uma tentativa de desnaturalizar verdades sobre a Amazônia a partir da perspectiva teórica dos Estudos Culturais e de algumas ferramentas de Michel Foucault. A trama enunciativa que se apresenta é um recorte de um projeto institucional que investiga as ideias sobre a Amazônia dos professores da rede pública de Manaus e os atravessamentos dessas nos discursos midiático e literário. Aqui apresentamos a trajetória inicial da pesquisa pautada nos estudos teóricos e na análise da dispersão das Amazônias fabricadas, com a intenção de dar visibilidade para os (des)caminhos da investigação e os (des)ajustes que atenderam as escolhas filosóficas/políticas das autoras. Assim, mobilizamos a discussão sobre processos investigativos e formativos que se distanciem da reprodução, cópia e modelo e aproximem do diálogo, da problematização e invenção de outros modos de existência.

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Biografía del autor/a

  • Mônica de Oliveira Costa, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA

    Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2005) com Habilitação em Supervisão e Orientação Escolar, Especialização em Psicopedagogia, Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2010), doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC - Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática a partir do qual pesquiso os temas: Currículo, Estágio, Didática e Amazônia na perspectiva de Michel Foucault. Atualmente sou professora/pesquisadora na Universidade do Estado do Amazonas.

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Publicado

2019-05-13

Cómo citar

O TEAR INVESTIGATIVO E OS FIOS DISCURSIVOS DAS AMAZÔNIAS: UMA ANÁLISE AUTORAL DOS PROCESSOS INVESTIGATIVOS E FORMATIVOS. (2019). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(1), 134-144. https://doi.org/10.5747/ch.v16i1.2940

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