GÊNERO E EDUCAÇÃO, INTERFACES COM GRAFITOS EM UMA AMBIÊNCIA ESCOLAR:

POSSIBILIDADES DE PESQUISA

Autores

  • Adriano Rogério Cardoso UEMS-UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL
  • Tânia Regina Zimmermann

Palavras-chave:

Educação. Gêneros. Sexualidade. Grafitos.

Resumo

Este trabalho objetiva reflexões teórico-metodológicas em relação à pesquisa relativa as representações das sexualidades e de gênero em grafitos produzidos por adolescentes em uma Unidade Escolar no interior do Estado de São Paulo entre os anos de 2018 e 2019.  Trata-se de um objeto de estudo de caráter político-pedagógico da educação, das relações sociais e não atrelado a questões meramente técnicas. Para a metodologia optamos pela pesquisa descritiva-exploratória, de cunho qualitativo. Utilizamos elementos da Análise Crítica do Discurso (ACD), pois contribuem para pensarmos o conjunto da produção dos grafitos vistos como textos, examinarmos aspectos linguísticos, imagéticos, sociocultural, reflexões sobre o processo da pedagogia presente nos grafitos, analisarmos as tramas discursivas do poder em nossa sociedade patriarcal e cristã. Nos grafitos coletados em ambiente escolar buscamos identificar e analisar anseios, dúvidas, construção de masculinidades e feminilidades, subjetividades bem como estigmas e preconceitos de gênero.   Os resultados apontam a necessidade de reflexão, discussão, visibilidade dessa temática nos processos de formação profissional e continuada de professores, inclusão curricular, pois devido aos interesses político-pedagógicas na educação invisibilizou de seus documentos oficiais como na Base Nacional Comum Curricular questões de gênero e de sexualidade.

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Publicado

2019-11-20

Edição

Seção

DOSSIÊ: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, GÊNERO E EDUCAÇÃO

Como Citar

GÊNERO E EDUCAÇÃO, INTERFACES COM GRAFITOS EM UMA AMBIÊNCIA ESCOLAR: : POSSIBILIDADES DE PESQUISA. (2019). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(3), 47-62. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3151

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