UM LUGAR AO SOL: A RACIONALIDADE NEOLIBERAL E A CONSTITUIÇÃO DE DISCURSOS SOBRE O TRABALHO EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE PROJETO DE VIDA DO NOVO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Discurso; Trabalho; Neoliberalismo; Novo Ensino Médio; Projeto de Vida.Resumo
O presente artigo debruça-se sobre coleções didáticas de Projeto de Vida, com a finalidade de investigar como os discursos sobre o trabalho, presentes nesses materiais didáticos, articulam-se com a racionalidade neoliberal, a qual permeia todo o processo de reconfiguração curricular pelo qual passou o ensino médio brasileiro nos últimos anos, notadamente no que se refere ao Novo Ensino Médio (NEM) e à Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM). Para tanto, valeu-se dos estudos discursivos de Michel Foucault, com ênfase nos conceitos de discurso, enunciado e as reflexões sobre o neoliberalismo. O corpus é constituído por enunciados extraídos de três coleções didáticas de Projeto de Vida, aprovadas no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), edição de 2021. A partir da análise realizada, foi possível constatar que a conexão entre o trabalho e o neoliberalismo ocorre por meio de regularidades discursivas relativas às instabilidades do mundo do trabalho e à necessidade de engendrar condutas juvenis flexíveis, autônomas e proativas, uma vez que defendem valores relativos à resiliência e à concorrência, termos fortemente atrelados ao campo empresarial e conectados com a BNCC-EM e com o NEM.