FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO NEOLIBERAL

Autores/as

  • Júlia Cecília de Oliveira Alves Ribeiro Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB()
  • Claudio Pinto Nunes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Palabras clave:

Formação de Professores. Neoliberalismo. Reformadores Educacionais. Formação Política

Resumen

Este artigo visa discutir a formação docente, que passou por inúmeras transformações nas duas últimas décadas. Algumas delas representam avanços em termos de legislação e garantia de direitos referente à formação, outras porém representam enormes retrocessos, influenciadas pelas tendências neoliberais e pela interferência dos reformadores educacionais que tem conseguido apoio do Estado para atingir suas metas de reprodução da sociedade e formação de mão de obra para o mercado de trabalho. Neste contexto, apresentamos a necessidade da atuação política dos docentes para garantir o cumprimento das leis que amparam seus direitos e o enfrentamento às ações que tem impedido sua valorização.

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Biografía del autor/a

  • Júlia Cecília de Oliveira Alves Ribeiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB()
    Mestranda em Educação pelo PPGED/UESD, Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/UESB); Professora da rede pública municipal de Dário Meira - BA.
  • Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Pós-Doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), docente do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Publicado

2018-12-20

Cómo citar

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO NEOLIBERAL. (2018). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 15(4), 57-71. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2458

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