ALPHABET LORM - A CONSTRUÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES NA COMUNICAÇÃO COM SURDOCEGOS

Autores/as

  • Márcia Debieux de Oliveira Lima e Lemes Soares
  • Gunnar Correa
  • Janiele de Souza Santos
  • Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos
  • Mario Augusto Pazoti
  • Sônia Sanae Sato

Palabras clave:

Objeto de Aprendizagem, Formação de Professores, Surdocego

Resumen

O aprimoramento da formação inicial e continuada de professores, tem se tornado cada dia mais imprescindível para garantir qualidade e eficiência aos processos inclusivos. Este aperfeiçoamento se torna ainda mais relevante quando pensamos em grupos cujas deficiências comprometem severamente partes motoras, cognitivas e\ou sensoriais, como a surdocegueira. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a construção de um Objeto de Aprendizagem desenvolvido no Núcleo de Educação a Distância de uma Universidade do interior paulista, como recurso facilitador no processo de formação docente, para a aprendizagem dos fundamentos do Sistema Lorm, a fim de potencializar a comunicação com os estudantes surdocegos. Justifica-se a importância da utilização de recursos como o Alfhabet Lorm, construído com a intenção de facilitar o processo de formação docente em mais uma técnica comunicacional, possibilitando assim, a construção de modelos significativos para a inclusão de pessoas surdocegas, que muitas vezes se veem excluídas do processo educacional.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2018-05-23

Cómo citar

ALPHABET LORM - A CONSTRUÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES NA COMUNICAÇÃO COM SURDOCEGOS. (2018). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 15(1), 16-21. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2184

Artículos similares

11-20 de 543

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>