APRENDER NA ESCOLA PARA ALÉM DA SALA DE AULA: COMUNIDADES DE PRÁTICA, PARTICIPAÇÃO PERIFÉRICA LEGÍTIMA E ESPAÇOS DE AFINIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR FORMAL
Palabras clave:
comunidade de prática, participação periférica legítima, espaço de afinidadeResumen
O ambiente formal de ensino pode ser um local de variadas formas de construção de conhecimentos. Isso pode ser constatado no cotidiano de qualquer instituição escolar, onde as interações entre estudantes são constantes e, portanto, as trocas de conhecimento também. A intenção deste artigo é refletir sobre os momentos não considerados propriamente de ensino/aprendizagem, momentos extraclasses que podem se tornar fonte de conhecimentos importante para a vida dos estudantes. Para isso, alguns autores de diferentes áreas de conhecimento são mobilizados, principalmente, Tassinari (2012; 2015), Lave e Wenger (1991), Gee (2004) e Freire (1983; 1999). Por meio de apontamentos feitos a partir de memórias pessoais, foi possível refletir sobre algumas formas de aprendizagem extraclasse possíveis em ambiente escolar. Parece ser fundamental o desafio de superar a hegemonia da aprendizagem escolarizada, bem como do exclusivismo dos conteúdos escolares como únicas fontes de sabedoria, em detrimento das aprendizagens fruto de interações humanas.Descargas
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Publicado
2018-11-30
Número
Sección
Artigos
Cómo citar
APRENDER NA ESCOLA PARA ALÉM DA SALA DE AULA: COMUNIDADES DE PRÁTICA, PARTICIPAÇÃO PERIFÉRICA LEGÍTIMA E ESPAÇOS DE AFINIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR FORMAL. (2018). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 15(2), 88-94. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2058