BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU
Palavras-chave:
Educação infantil, Base Nacional Comum Curricular, Análise relacional, Política educacionalResumo
A pesquisa que apresentamos nesse artigo tem como foco a política instituída pelo Ministério da Educação que propõe a (re)formulação curricular a partir de uma Base Nacional Comum Curricular, Lei 12.796/13. Aqui tratamos especificamente das proposições dessa política para o segmento da Educação Infantil. Acompanhamos nos anos de 2018 e 2019 o trabalho organizado pela Secretaria Municipal de Educação do município de Nova Iguaçu, com o intuito de investigar os desdobramentos de tal política a nível municipal, seus arranjos, ajustes, tensões e resultados. Utilizamos a Análise Relacional de Michael Apple como referencial teórico-metodológico para compreender a formulação de currículos como uma proposta dentro das políticas educacionais. O município estudado cumpriu seu objetivo de reformulação curricular, num cenário de curto espaço de tempo para elaboração do texto, baixa participação da comunidade escolar e ainda sem a publicação/divulgação do documento final.
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