PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO MUSICAL: REFLEXÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA ATRAVÉS DO MÉTODO DE DALCROZE

Autores/as

  • Augusto Paulucci Ribeiro
  • Janaina Pereira Duarte Bezerra Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE

Palabras clave:

Método Dalcroze. Desenvolvimento Psicomotor. Educação Musical

Resumen

O presente artigo tem como objetivo refletir, através de um estudo bibliográfico, sobre a relação entre a educação musical e a psicomotricidade, a partir do método de Dalcroze e do campo de educação psicomotora - Psicomotricidade Funcional. Aproximando as referidas vertentes e destacando propostas de atividades que podem contribuir para o desenvolvimento psicomotor da criança, pretendeu-se também ampliar as possibilidades de realização de um trabalho pedagógico por parte de professores de música e professores de escolas de educação infantil no que tange a utilização do lúdico, e respeitando a capacidade cognitiva, afetiva, social, emocional e motora da criança de acordo com a sua faixa etária.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2016-01-27

Cómo citar

PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO MUSICAL: REFLEXÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA ATRAVÉS DO MÉTODO DE DALCROZE. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 75–85, 2016. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1415. Acesso em: 18 apr. 2025.

Artículos similares

1-10 de 348

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.