CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO NA CRECHE PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES

Autores/as

  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Câmpus de Naviraí
  • Janaína Ojeda Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Câmpus de Naviraí

Palabras clave:

Formação de Professores. Identidade Profissional. Estágio.

Resumen

O artigo tem como foco central a discussão de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo-analítica que teve como base investigar contribuições do estágio para a formação inicial e identidade profissional de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS/Câmpus de Naviraí. Nesse sentido, buscamos por meio da análise de entrevistas realizadas com três futuras professoras compreender como se dá o processo de suas identidades com a docência na Educação Infantil (creche). Foram utilizados dois roteiros de entrevista semiestruturados sendo um antes de iniciar às atividades do estágio e outro após o término da disciplina. Da análise dos dados conseguimos retratar que as acadêmicas do curso possuem expectativas positivas em relação à experiência com os bebês, contudo, o medo da experiência é bem expressivo quando pensam na prática pedagógica a ser desenvolvida nas regências. Por fim fica evidente que os acadêmicos do curso de Pedagogia, se identificam com a educação infantil e sua prática, construindo a partir de então sua identidade profissional.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Câmpus de Naviraí
    Professor Assistente e Coordenador do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, Câmpus de Naviraí. Doutorando em Educação pela FCT/UNESP; Mestre em Educação pela FCT/UNESP e Licenciado em Pedagogia, Habilitação para o Magistério da Educação Infantil, pela UFMS/Câmpus Três Lagoas.
  • Janaína Ojeda Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Câmpus de Naviraí
    Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, Câmpus de Naviraí; Professora do Projeto Reviver vinculado à Assistência Social do município de Naviraí/MS.

Publicado

2015-06-24

Cómo citar

CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO NA CRECHE PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES. (2015). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 12(2), 42-65. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1105

Artículos similares

1-10 de 558

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a