AVALIAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE MARÍLIA COMO SUBSÍDIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 13.415/2017

Authors

  • Vanessa De Souza Gomes Unesp/FFC Campus de Marília SP
  • Claudia Pereira de Pádua Sabia UNESP/FFC/MARÍLIA

Keywords:

Educational Assessment. School Infrastructure. State Public Schools. Maria's High School. High School Reform.

Abstract

The public evaluation needs, for the improvement of the school, to consider the context in which it is seen if there are structural conditions, taking into account its good functioning. The study identifies the conditions for implementing the High School Reform presented in 18 state public schools in Marília for the implementation of the High School Reform. The research was developed in a bibliographic and documentary nature, with funding from the PIBIC-Rectory scholarship. As a result, it was found that all 18 schools that support High School were classified as their basic infrastructure for operation, according to the scale of Soares and others. (2013) organized into four levels: elementary, basic, adequate and advanced. There was a lack of library and science laboratory, in addition to facilities and equipment for the target audience of Special Education, which were not identified from schools in 100%. The documentary research indicated that the need to regulate the infrastructure reform, which began in 2021, includes the need to regulate the reform, which began in 2021. It should also be noted that 38.88% of the schools surveyed were selected by the “Programa Escola + Bonita” for having greater need for investment in infrastructure. The reform of this stage of education requires that the contextual aspects of the school and the young people's aspects be considered as an emancipatory human formation.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AMARAL, N.C. Com a PEC 241/55 (EC95/2016) haverá prioridade para cumpri as metas do PNE (2014-2024). Revista Brasileira de Educação., Rio de Janeiro, v.22, n.71, e227145, p.1-25, 2017.

ANDRÉ, M. A pesquisa no cotidiano escolar. In: FAZENDA, I. (org.). Metodologia da Pesquisa Educacional.10. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

BRASÍLIA. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Projeto Escola Viva - Garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola - Alunos com necessidades educacionais especiais.2000.

BRASIL. Emenda Constitucional no 95 de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/emecon/2016/emendaconstitucional-95-15-dezembro-2016-784029-publicacaooriginal-151558-pl.html> Acesso em: 20 out 2020.

BRASIL. Lei no 13.415/2017 de 13 de fevereiro de 2017.Disponível em:[http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htmh]. Acesso em: 17 fev. 2022

BRASIL. MEC. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1.996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15. fev.2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei no 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm> Acesso em: 13 out 2020.

BRASIL. Parecer CNE/CEB no 8 de 05 de maio de 2010. Estabelece normas para aplicação do inciso IX do artigo 4o da Lei no 9.394/96 (LDB), que trata dos padrões mínimos de qualidade de ensino para a Educação Básica pública. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=50 63-parecercne-seb8- 2010&Itemid=30192. Acesso em: jan. 2022

BRASIL. TCU. Relatório de Auditoria. Avaliação da infraestrutura das escolas públicas estaduais e municipais do ensino fundamental. 2015. Local ano Disponível em: <https://portal.tcu.gov.br/biblioteca-digital/auditoria-coordenada-para-avaliacao-da-infraestrutura-de-escolas-publicas-de-ensino-fundamental.htm. Acesso em: 15 dez 2021.

BRASIL. LEI Nº 16.279 DE 08 DE JULHO DE 2016. Aprova o Plano Estadual de Educação de São Paulo e dá outras providências. https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2016/lei-16279-08.07.2016.html. Acesso em: 8 fev.2022.

BRASIL. INEP. Sinopse Estatística. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas.Acesso em 15 fev. 2022

BORGES, k. de L. A implementação do Ensino Médio Integrado sob a ótica da flexibilização do currículo. 2019. 148 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Juiz de fora, Juiz de Fora,2019.

CARNAVAL, M. M. Infraestrutura e desempenho do ensino médio, em escolas públicas da capital paulista da rede estadual. 2020. Tese 133 f. (Doutorado em Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.

CASTRO, E. S. A infraestrutura escolar brasileira como indicador para políticas públicas e para um padrão de qualidade em educação. 2018. 148 tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)- Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

FERRETTI, C.J. A Reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos Avançados. São Paulo, v.32, n.93, p.25-42, 2018.

KRAWCZYK, N. Ensino Médio: Empresários dão as cartas na escola público Educação & Sociedade. Campinas, v. 35, n. 126, p. 21-41, jan. Mar. 2014

KUENZER, A.Z. o Ensino Médio no PNE 2011-2020: superando a década perdida? Educação & Sociedade.Campinas, v. 31, no. 122, p.851-877, jul./set., 2010.

KUENZER, A.Z. Trabalho e escola: A flexibilização do ensino médio no contexto do regime de acumulação flexível. Educação & Sociedade. Campinas, v. 38, no. 139, p.331-354, abr.-jun. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mJvZs8WKpTDGCFYr7CmXgZt/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 10. jan.2021.

LEHER, R. Educação no Governo Lula da Silva: Reformas sem projeto. Revista Adusp, nº 34, p.46-54 mai.2005.Disponivél: https://www.adusp.org.br/index.php/imprensa/revista-adusp/112-revista-n-34-maio-de-2005 Acesso em: 31 mar.2022

LIBÂNEO, J.C. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa, v.46 n.159 p.38-62 jan./mar. 2016.

MARCONI, M.A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.MELLO, F.M.A reforma do ensino médio: (des)caminhos da educação brasileira educação. 2021. Dissertação (Mestrado Educação) -Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal De Santa Maria. Santa Maria,2021.

MOTA, V.C; FRIGOTTO, G. Por que a urgência da reforma do ensino médio? Medida provisória n° 746/2016(13.415/2017). Educação & Sociedade. Campinas, v.38, n°.139, p.355-372. Abr./jun. 2017.

PALUETO, M. C. A Reforma do Ensino Médio e a destruição da escola pública. In: MACEDO, R.F.; NOVAES, H.T.; LIMA FILHO, P.A. (orgs.). Movimentos Sociais e Crises Contemporâneas -Volume 3. 1ed. Marília: Editor Lutas anticapital, 2018, v. 3, p.229-246.

PINTO, J. M. R. A política recente de fundos para o financiamento da educação e seus efeitos no pacto federativo. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 877-897, out. 2007.

PINTO, J. M. de R. O FUNDEB na perspectiva do custo aluno qualidade. Em Aberto. Brasília, n.93, p.101-117, jan./jun. 2015.

QEDU. Meritt e Fundação Lemann, 2019. IDEB - Indicador de Qualidade. Infraestrutura. Disponível em: https://www.qedu.org.br.Acesso em: 10 dez. 2021.

RODOPOULOS, A. S. O. Infraestrutura escolar e formação: uma análise acerca da consciência cindida dos estudantes do ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

SABIA, C. P. P.; MILITÃO, S.C.N. Ensino Médio e Educação Profissional no Tempo Presente: Para Além da Dualidade Escolar. Presidente Prudente. Colloquium Humanarum, v. 8, p. 65-70, 2011.

SÃO PAULO.SEE. Coordenadoria de Serviços Escolares. A coordenadoria. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/cise/a-coordenadoria/acesso em:22 jan. 2022.

SÃO PAULO. SEE. Escola + Bonita reforma 48 escolas na região de Marília. 2019. Disponível https://www.educacao.sp.gov.br/escola-bonita-reforma-48-escolas-na-regiao-de-marilia/ acesso em: 26 jan.2022.

SÃO PAULO. SEDUC. Resolução Seduc 69, de 11 agosto de 2021 – Dispõe sobre o processo de implementação do Novo Ensino Médio e dá providências correlatas. Disponível em: https://deguaratingueta.educacao.sp.gov.br/resolucao-seduc-69-de-11-8-2021-dispoe-sobre-o-processo-de-implementacao-do-novo-ensino-medio-e-da-providencias-correlatas/. Acesso em: 20.jan.2022.

SÃO PAULO.SEE. Resolução SEDUC no 121, de 12-11-2021 “Estabelece normas complementares para aplicação do eixo de infraestrutura física do Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo – PAINSP, instituído pela Lei no 17.414, de 23 de setembro de 2021, e regulamentado pelo Decreto no 66.177, de 27 de outubro de 2021.” Disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/RESOLU%C3%87%C3%83O%20SEDUC%20N%C2%BA%2012 1,%20DE%2012-11-2021.PDF?Time=18/03/2022%2022:01:38. Acesso em. 5 fev.2022.

SÃO PAULO. SEE. Documento Orientador Implementação Novo Ensino Médio versão 1. julho de 2021.Disponível em: https://novoensinomedio.educacao.sp.gov.br/Acesso em: 27 dez.2021.

SÃO PAULO. CNE Resolução CNE/CEB no 3, de 21 de novembro de 2018" Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio." Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECEBN32018.pdf.Acesso: 2 fev.2022.

SÃO PAULO. IBGE. Cidade e Estados. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e estados/sp/marilia.html acesso em: 15 fev.2021.

SOARES NETO, J. J.; JESUS, G. R. de; KARINO, C. A.; ANDRADE, D. F. de. Uma escala para medir a infraestrutura escolar. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, v. 24, n. 54, p. 78-99, 2013.

TUPPY, M. I. N. A Educação Profissional. In: OLIVEIRA, R. P.; ADRIÃO, T. (orgs.). Organização do Ensino no Brasil: níveis e modalidades na Constituição Federal e na LDB. São Paulo: Xamã, 2007.

Published

2022-11-17

How to Cite

AVALIAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE MARÍLIA COMO SUBSÍDIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 13.415/2017. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 176–200, 2022. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4350. Acesso em: 29 sep. 2025.

Similar Articles

1-10 of 252

You may also start an advanced similarity search for this article.