A DIDÁTICA NAS TEORIAS PEDAGÓGICAS: FUNDAMENTOS E CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E APROXIMAÇÕES COM A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITICA

Authors

  • Débora Villetti Zuck UNILA
  • Claudimara Cassoli Bortoloto UTFPR

Keywords:

Didática; Método; Formação de Professores; Pedagogia Histórico-Critica.

Abstract

The present study focuses on understanding the contributions brought up by Critical Didactics for teacher education. In order to do so, we depart from the review of a bibliographic, tackles what Didactics is and what its relationship with teacher education is within the theoretical-practicum context. The study sheds light on an object of study that is intertwined not to merely technical issues, but of political-pedagogical nature, entrenched to social relations. As a result of the impacts of social and educational transformations, along the historical context, didactics in different pedagogical theories also changes. Considering its non-neutrality, it is linked to certain objectives, purposes and conceptions of education. Therefore, it is guided by certain theoretical-methodological foundations and may be in tune with processes of conservation or social transformation. This study highlights the relevance of Critical Didactics as an indispensable component in pedagogical training and practice, which can be an instrument of resistance and fight for the development  of the political-pedagogical conscience of the teacher engaged  with transmission and appropriation by students of more elaborated forms of scientific, philosophical and artistic-cultural knowledge, linked to the historical dimension and the determinants of education, presupposed in Historical-Critical Pedagogy.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Débora Villetti Zuck, UNILA

    Pedagoga, Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino e Mestre em Educação; Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas Sociais (GPPS) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/Campus de Cascavel-PR e do Grupo de Estudos e Pesquisas HISTEDBR da Faculdade de Educação da UNICAMP. Pedagoga na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

  • Claudimara Cassoli Bortoloto, UTFPR

    Graduada em Ciências Sociais, Especialista em Fundamentos da Educação e em História e Região, Mestre em Educação e Doutora em Ciências Sociais pela UNESP de Araraquara. Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus de Medianeira. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Políticas Educacionais (ENAP).

References

ALVES, Gilberto Luiz. Trabalho didático na escola moderna: Formas Históricas. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2005.

______. Formação de professores: uma necessidade de nosso tempo? Revista HISTEDBR On-line. Campinas, n.31, p.102-112, 2008. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/31/art08_31.pdf>. Acesso em: 17 de mar. de 2015.

ARAÚJO, José Carlos Souza. Do quadro-negro à lousa virtual: técnica, tecnologia e tecnicismo. In: Veiga, Ilma Passos Alencastro (Org.) Técnicas de Ensino: novos tempos, novas configurações. Campinas, SP: Papirus, 2006.

BOULOS, Yara. Didática geral ou especial? Uma contribuição ao debate. In: FAZENDA, Ivani Catarina; et al. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas, SP: Papirus, 1991.

CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 1987.

CANDAU, Vera Maria; LELIS, Isabel Alice. A relação teoria-prática na formação do educador. In: CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova didática. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

CASTRO, Amélia D. de. A Trajetória Histórica da Didática. Série Idéias, n.11. São Paulo: FDE, 1991. Disponível em: <www.crmariocovas.sp.gov.br/amb>. Acesso em: 20 de mar. de 2006.

DEMO, Pedro. Metodologia para quem quer aprender. São Paulo: Atlas, 2008.
FREITAS, Luiz Carlos de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da Didática. Campinas, SP: Papirus, 1995.

FARIA, Lenilda Rêgo Albuquerque de. As orientações educativas contra-hegemônicas em face dos questionamentos pós-modernos. E a didática com isso? In: XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. UNICAMP, Campinas 2012.

FERNANDES, Florestan. A formação política e o trabalho do professor. In: CATANI, Denice Bárbara; MIRANDA, Hercília Tavares de; MENEZES, Luis Carlos de; FISCHMANN, Roseli (Orgs). Universidade, escola e formação de professores. São Paulo: Brasiliense, 1987.

FREITAS, Luiz Carlos de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da Didática. Campinas, SP: Papirus, 1995.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Projeto societário contra-hegemônico e educação do campo: desafios de conteúdo, método e forma. In: MUNARIN, Antônio; BELTRAME, Sônia; CONTE, Soraya Franzoni; PEIXER, Zilma Isabel (orgs). Educação do Campo: reflexões e perspectivas. 2. ed Florianópolis: Insular, 2011. p.19-46.

GARUTTI, Celso; OLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva. Método Didático do Materialismo Histórico na Educação. In: Anais do XI Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil. João Pessoa-PB, 2012. Disponível em <http://www.histedbr.fae.unicamp.br>. Acesso em: 10 de jan. de 2014.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 4 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

GASPARIN, João Luiz; PETENUCCI, Maria Cristina. Pedagogia Histórico-Crítica: Da Teoria à Prática no contexto Escolar. Paraná: 2007. Disponível em: <http://www.diadiaeducacao.pr.gov >. Acesso em: 20 de out. de 2012.

KONDER, Leandro. O que é dialética. São Paulo: Brasiliense, 2008. (Coleção primeiros passos).

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítica social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1984.

______. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

______. Educação: Pedagogia e Didática. O campo investigativo da pedagogia e da didática no Brasil: esboço histórico e buscas de identidade epistemológica e profissional. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Didática e Formação de Professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 2006.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARTINS, Pura Lúcia. A didática e as contradições da prática. Campinas: Papirus, 1998.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. 2. ed. São Paulo: Moraes, 1992.

______. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

______. O Capital: crítica da Economia Política. Vol. 3, tomo 2. São Paulo: Abril Cultural, 1985.

RAYS, Oswaldo Alonso. Razões da razão didática: hipóteses para a construção de uma didática escolar crítica. In: Olhar de professor. Ponta Grossa, 11 (1): 11-21, 2008.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 7 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.

______. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campina: Autores Associados, 2008.

______. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

______. Competência política e compromisso técnico ou (o pomo da discórdia e o fruto proibido). In: Educação & Sociedade, Campinas, v. 5, n. 15, p. 111-143, ago. 1983.

SAVIANI, Nereide. Currículo: um grande desafio para o professor. In: Revista de Educação. Nº 16. São Paulo, 2003. p. 35-38.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

TAVARES, Rosilene Horta. A Didática crítica frente ao toyotismo e às tecnologias informacionais. s/d.

VEIGA, Ilma. P. A. Didática: uma retrospectiva histórica. In: ______. A prática pedagógica do professor de Didática. Campinas, SP: Papirus, 1994.

______. Didática: uma retrospectiva histórica. In: VEIGA, Ilma. P. A (Coord.) Repensando a Didática. Campinas, SP: Papirus, 2004.

Published

2019-07-02

Issue

Section

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, DIDÁTICOS E PSICOLÓGICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

How to Cite

A DIDÁTICA NAS TEORIAS PEDAGÓGICAS: FUNDAMENTOS E CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E APROXIMAÇÕES COM A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITICA. (2019). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(2), 45-67. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3007

Similar Articles

41-50 of 544

You may also start an advanced similarity search for this article.