UTILIZANDO A HIPERHISTÓRIA PARA AQUISIÇÃO DE CONCEITOS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Authors

  • Tania Regina Corredato Univel

Keywords:

hiperhistória, conceitos interdisciplinar, educação infantil, recursos tecnológicos

Abstract

O presente trabalho relata uma experiência realizada com crianças em idade pré-escolar (seis anos) de uma escola particular da cidade de Maringá-Pr. onde utilizou-se de hiperhistórias para a aquisição de conhecimentos computacionais e conceitos inerentes ao currículo escolar. Além da conjugação dos ambientes ricos em recursos de multimídia com os conteúdos curriculares, têm-se como objetivo, o resgate do lúdico em função das fases de desenvolvimento da criança. Justifica-se tal pesquisa pelo próprio apelo que a metodologia oferece: envolve um conjunto diversificado de atividades na composição de hiperhistórias, abarcando os conceitos curriculares de forma diferenciada e dinâmica e abrindo espaço para a criatividade e liberdade de construção, onde a criança dentro de sua fase simbólica do “faz de conta” e o professor, estimulando a criança à exploração, participam de forma ativa em construções abertas. Observou-se crianças e professores apropriando-se do uso de diferentes recursos computacionais; houve efetiva aquisição dos conceitos curriculares pré-estabelecidos; e constatou-se a exploração produtiva da fase simbólica, tanto no que diz respeito ao emergir do “faz de conta”, como na aderência aos temas propostos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2005-05-13

Issue

Section

Artigos

How to Cite

UTILIZANDO A HIPERHISTÓRIA PARA AQUISIÇÃO DE CONCEITOS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2005). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 2(1), 79-84. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/197

Similar Articles

21-30 of 281

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)