A INSERÇÃO DO PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL

Authors

  • Tânia Cristina Silva Pessoa
  • Raimunda Abou Gebran UNOESTE

Keywords:

Professor Iniciante, Inserção Docente, Ciclo de Vida Docente, “Choque de Realidade”, Identidade Docente

Abstract

Como em toda profissão, a formação de professores tem uma trajetória construída historicamente marcada por características que estarão presentes na construção da identidade profissional. O objetivo deste estudo foi analisar e identificar a construção da identidade docente a partir do olhar do professor iniciante na Rede Municipal de Ensino Fundamental I. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa do tipo descritivo-interpretativo. Para coleta de dados, foi realizado questionário e entrevista semiestruturada com 8(oito) docentes iniciantes da Rede Municipal de Rancharia SP. Os resultados preliminares indicaram que os principais problemas desses profissionais foram: as dificuldades no desenvolvimento dos conteúdos curriculares, gestão em sala de aula, correlação entre teoria e prática e escassez de experiência e apoio de Gestores e de Políticas Públicas. Conclui-se que é extremamente necessária a implantação de programas de apoio por parte do setor público para atender a inserção desses profissionais no ambiente escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-04-12

How to Cite

A INSERÇÃO DO PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 08–17, 2017. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1777. Acesso em: 25 jul. 2025.

Similar Articles

1-10 of 606

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)