LEITURA DE OBRAS LITERÁRIAS NO CÁRCERE: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NO PROJETO DE LEITURA INTERATIVA PARA A REMIÇÃO DE PENA

Autores

  • Rosangela Maria Silva dos Santos Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Codó-MA (SEMECTI)
  • Luís Henrique Serra Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Joelson de Sousa Morais Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Leitura literária no cárcere, Apenados, Narrativas, (Re)socialização

Resumo

Este artigo apresenta reflexões acerca do trabalho docente, reunindo relatos narrativos acerca da leitura de obras literárias no contexto do cárcere. É um relato de experiencia  profissional a partir da mediação de leitura de obras literárias no cárcere. Tem como objetivo geral analisar como a leitura contribui para a formação leitora de pessoas privadas de liberdade na Unidade Prisional de Ressocialização na cidade de Codó, no leste do estado do Maranhão. Para embasar o relato, foi necessário compreender o contexto histórico da educação no sistema prisional brasileiro por meio de teóricos que dialogam sobre o significado que a leitura pode assumir nos sistemas penitenciários, narrar quais são os desafios e possibilidades de leitura de obras literárias no cárcere, a fim de relatar uma experiência profissional como orientadora do projeto de Projeto de Leitura interativa- hábitos de leitura como condicionante da remição de pena. Realizamos, nesse sentido, uma pesquisa narrativa, de caráter bibliográfico, exploratório, elencando ideias, discussões, reflexões e suas contribuições para a prática docente. A partir dessa experiência, verificamos que a leitura, sobretudo de livros literários, contribui para uma mudança de mentalidade de muitos apenados participantes, que pode ser verificada nas atividades propostas no projeto. Por conta disso, faz-se necessária uma reflexão sobre a atuação das instituições educacionais quanto a oferta e incentivo à leitura de obras literárias no ambiente prisional, haja vista que a leitura é um dos principais meios para a construção do conhecimento e transformação socioeconômica, política e cultural dos sujeitos que participam desse processo formativo.

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Biografia do Autor

  • Rosangela Maria Silva dos Santos, Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Codó-MA (SEMECTI)

    Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal do Maranhão (2021).Possui licenciatura plena em Pedagogia - pelo Instituto superior são Judas Tadeu (2015). É Especialista em ensino de Língua Portuguesa e Matematica no ensino fundamental. Já atuou na Educação Infantil e nos anos iniciais da educação básica como docente. Atualmente é professora da ESCOLA Desembargador Sarney Costa- Anexo UPR(Unidade prisional de (re)socialização do munícipio de Codó-MA, no ensino fundamental anos finais na Educação de Jovens e adultos para Pessoas Privadas de Liberdade(PPL) e tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras.

  • Luís Henrique Serra, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

    Licenciado em Letras - Línguas Portuguesa e Inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal do Maranhão (2012), mestre (2014) e doutor (2019) em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo. É professor Adjunto III da Coordenação de Letras do Centro de Ciência de Bacabal da Universidade Federal do Maranhão (CCBa), É líder do Grupo de Investigações do Ensino de Língua Portuguesa - GIELP/UFMA/CNPq e do Grupo de Estudos em Terminologia, Texto e Discurso (GETTED/UFMA/CNPq). É professor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras - campus Bacabal (PPGLB/UFMA). É membro efetivo do GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL) e da Rede Iboamericana de Terminologia - RITERM. Colabora com o GT de Estudos Linguísticos da Amazônia, também da ANPOLL, além de ser membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE).Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Lexicologia e Terminologia e ensino de língua portuguesa, Texto e Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Terminologia, léxico, texto oral e escrito, ensino de língua materna e estrangeira, Linguística. Editor-Chefe da Revista Afluente: Revista de Letras e de Linguística.

  • Joelson de Sousa Morais, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

    Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa Formação de Professores, Currículo, Trabalho Docente e Avaliação. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ) e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CPNQ). É Professor Adjunto do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Centro de Ciências de Codó (CCCO), e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)/UFMA e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas (PPGEPE)/UFMA.

     

Referências

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Publicado

2025-04-17

Como Citar

LEITURA DE OBRAS LITERÁRIAS NO CÁRCERE: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NO PROJETO DE LEITURA INTERATIVA PARA A REMIÇÃO DE PENA. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 1–23, e255077, 2025. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/5077. Acesso em: 21 abr. 2025.

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