A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LEVANTAMENTO DE NUANCES
Palavras-chave:
Educação infantil. Formação docente. Políticas educacionais.Resumo
Este artigo apresenta um breve retrospecto do cenário histórico e político da educação infantil e a legislação pertinente a essa etapa da educação básica, a fim de analisar os sentidos que os professores da educação infantil da rede municipal de Guanambi - BA atribuem a sua formação. A abordagem metodológica encontra-se ancorada na pesquisa qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994) que procura buscar modelos compreensivos do fenômeno estudado. Como instrumento de produção de informações, utilizou-se as conversas interativo-provocativas (NUNES, 2011). As questões abordadas ratificam a desvalorização e o dualismo que envolvem os profissionais que trabalham com este segmento. Refletem ainda a estruturação histórica que compreendeu e ainda compreende a educação infantil como etapa da educação básica voltada apenas ao cuidar e ao âmbito das políticas educacionais centradas no assistencialismo, no voluntariado, o que tem certamente contribuído para as precárias condições de trabalho docente e para precarização do profissionalismo. A análise revelou que, nos últimos anos, foram criadas importantes políticas rumo à educação de qualidade para as crianças pequenas. Entretanto, existem ainda muitos enfrentamentos que envolvem a educação infantil. Dentre eles, o da formação docente se configura como um dos maiores ao se pensar as condições de trabalho docente, pois pressupõe a revisão do status desse profissional, seu plano de carreira, sua remuneração, enfim sua profissionalização. Tais desafios se colocam ainda como impasses no atual momento histórico e político, marcado por um cenário turbulento, instável e ameaçador que se materializa em ações que afetam diretamente setores sociais como a educação.
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